Projeto de Lei apresentado pelo vereador Jovan Temeljkovitch institui em Corumbá, o Programa Municipal de Incentivo à Busca Ativa Escolar – “De Volta à Escola”, com o objetivo de promover a reinserção e permanência de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que se encontram fora das salas de aula, em situação de infrequência ou evasão escolar.
O programa tem como diretrizes sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da evasão e infrequência escolar; incentivar a adoção de estratégias intersetoriais entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, respeitadas as competências legais de cada setor; fomentar ações comunitárias e campanhas de conscientização sobre o direito à educação.
Busca ainda estimular a articulação entre políticas públicas locais de educação, assistência social e saúde; promover a valorização da escola como espaço de convivência, aprendizagem e inclusão; e garantir o respeito à dignidade, diversidade e à proteção integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto.
A implementação e execução do Programa ocorrerão por meio de parcerias, convênios, cooperação técnica ou outro instrumento jurídico adequado, entre órgãos públicos e entidades civis, sem criação de cargos, novas despesas ou estruturas administrativas, e que o Poder Executivo poderá regulamentar a Lei, para garantir sua aplicação harmônica com as políticas públicas municipais já existentes, observada a legislação vigente.
Jovan disse que sua proposta é destinada ao fortalecimento das políticas públicas de combate à evasão e infrequência escolar, promovendo o retorno e a permanência dos estudantes à rede de ensino.
Observa que o enfrentamento da evasão e da exclusão escolar, por sua natureza social e comunitária, constitui tema de inequívoco interesse local, legitimando a iniciativa parlamentar. Além disso, o artigo 205 da Constituição Federal define que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida com a colaboração da sociedade.
“Trata-se de um projeto de lei propositivo, participativo e juridicamente viável, que visa fortalecer a rede de proteção social e educacional do Município de Corumbá, em consonância com os princípios da Constituição Federal, do ECA e do Plano Municipal de Educação”, ressaltou pedindo apoio dos demais pares para do Projeto de Lei.
Recuperação de praça
Por outro lado, o vereador solicitou ao prefeito e aos responsáveis pelas pastas pertinentes, a realização de estudos necessários para a recuperação da estrutura, inclusive iluminação, da Praça São Paulo, localizada no Bairro Guatós.
Disse que o espaço se encontra em situação precária, e necessita da intervenção do Poder Público, já que é um importante espaço de convivência da comunidade local, além de estar situada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, o que intensifica significativamente o fluxo de pessoas na região, tanto durante o dia quanto no período noturno.
Reforçou que a falta ou deficiência de iluminação pública tem causado insegurança aos moradores, trabalhadores da área da saúde, pacientes e demais frequentadores, contribuindo para o aumento da sensação de vulnerabilidade, favorecendo práticas ilícitas e afastando as famílias do uso pleno do espaço público.
Ressaltou que “além da questão da iluminação, há sinais visíveis de abandono e desgaste na estrutura da praça, como bancos danificados, vegetação malcuidada e ausência de limpeza regular, o que compromete ainda mais a função social do espaço”.
“É imprescindível que a Praça São Paulo seja incluída, com a devida prioridade, no cronograma de manutenção da unidade administrativa responsável, com início das intervenções o mais breve possível, garantindo dignidade, segurança e qualidade de vida à população do Bairro Guatós”, concluiu.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal

Novo Posto de Identificação já funciona no Detran de Corumbá

Justiça condena ex-prefeito Marcelo Iunes por nepotismo em Corumbá

Elinho solicita vistorias na iluminação pública da Avenida General Rondon

Hesley sugere homenagens a personalidades pelo Dia da Consciência Negra

Projeto do Governo apresentado à Alems prevê investimentos de até 950 milhões

Bira cobra remoção da faixa amarela no centro para aumentar vagas de estacionamento

Hanna pede estudos para reordenar tráfego em trecho da Cyríaco de Toledo

Marcelo pede transporte coletivo gratuito em Corumbá durante o ENEM



Iniciativa visa combater evasão e garantir permanência de crianças e jovens na educação. (Foto: Ascom)


