Menu
terça, 03 de março de 2026
Andorinha - Semana da Mulher
Andorinha - Semana da Mulher
Política

Novo mapa estratégico projeta a segurança pública de Mato Grosso do Sul até 2030

28 novembro 2025 - 07h55Comunicação Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou, nesta quinta-feira (27), o Mapa Estratégico 2025–2030, concluindo o ciclo de mentoria em gestão e planejamento conduzido pela Oscar 1. O documento reúne missão, visão, os valores e objetivos estratégicos. Além disso foi elaborado a nova estrutura de governança que orientará a execução do Plano Estadual de Segurança Pública.

O material organiza 14 objetivos estratégicos, distribuídos nas perspectivas de Fortalecimento Institucional, Processos Internos e Retorno à Sociedade, abordando temas como capacitação, infraestrutura, governança, inteligência, comunicação e proteção das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente.

A missão foi atualizada para “Proteger as pessoas, o patrimônio e o meio ambiente, promovendo justiça e segurança pública”, e a visão reforça uma segurança pública integrada, inteligente e inovadora.

Ao comentar a entrega, o general Valério Luiz Lange, sócio fundador da Oscar 1, destacou que o mapa marca o início de um novo ciclo.

“Estamos entregando um planejamento que orienta a Justiça e Segurança Pública até 2030. Também aprimoramos a governança do Plano Estadual de Segurança Pública, com ações práticas e imediatas.”

Para ele, o trabalho deixa um legado de governança e compromisso institucional. “Uma geração caminha sobre aquilo que a anterior construiu.”

O general Gerson Menandro reforçou a relevância dos documentos. “Foram dois meses intensos que resultaram em materiais imprescindíveis e de excelência, comparáveis - e até superiores - aos melhores produzidos no país. Mato Grosso do Sul pode se orgulhar disso. Agora cabe a nós transformar tudo isso em realidade.”

O secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, parabenizou a equipe pelo resultado da mentoria. Foto: Tenente Isabela Leal Pereira

A coordenadora técnica de Planejamento e Estratégia da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo, Katiuscia Campos Fernandes, destacou o avanço para a gestão por resultados. “Sem planejamento, qualquer resultado é apenas um resultado. A efetividade para a sociedade depende de ações coordenadas e estruturadas, que garantem o bom uso dos recursos.”

O secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, que conduziu os trabalhos, afirmou que a próxima etapa exige foco e execução. “Criamos uma estrutura de governança que permitirá tirar do papel tudo o que foi planejado. Agora é executar o monitoramento, a avaliação e trabalhar para colocar as políticas públicas em prática.”

Para o secretário-adjunto Ary Carlos Barbosa, o processo representa um marco raro na trajetória institucional. “Pela primeira vez participo de um planejamento tão robusto, com método, metas claras e objetivos concretos.”

Encerrando o evento, o secretário Antonio Carlos Videira destacou o propósito e a missão da pasta. “Planejamos estrategicamente com visão clara e inspiração divina, para entregar não apenas segurança ou justiça, mas um Estado e um país melhores. Peço a Deus que conceda a cada um de nós o dom e o talento necessários para cumprirmos nossa missão. Que possamos fazer muito além do que acreditamos ser possível hoje. Encerramos este ciclo com orgulho e com a certeza de que estamos construindo o futuro.”

Participaram ainda os coronéis Saulo Ramos de Carvalho e Reinaldo Costa de Almeida Rego, integrantes da equipe de mentoria; o comandante da PMMS, Renato dos Anjos Garnes; o comandante do CBMMS, Frederico Reis Pouso Salas; o delegado-geral da PCMS, Lupérsio Degerone Lucio; o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva; o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini; e o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Corumbá cria Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental
Assistência Social
Navegando com Cidadania leva direitos e proteção social às famílias ribeirinhas
Política
Lei Municipal cria o Dia do Circuito Esportivo do Assentamento Taquaral
Política
Semadesc firma metas para impulsionar desenvolvimento no MS
Política & Economia
Corumbá apresenta contas de 2025 e detalha Orçamento de R$ 1 bilhão para 2026
Política
MS terá investimento de R$ 928 milhões para modernizar rede elétrica em 2026
Política & Educação
Prêmio Professor por Excelência se torna Lei em Corumbá
Assistência Social
Primeiro Povo das Águas do ano realiza mais de 2,8 mil atendimentos no Pantanal
Política
Governo do Estado divulga calendário de compras e planejamento de contratações
Meio Ambiente
Corumbá defende legitimidade e diálogo técnico na demarcação de terras da União no Pantanal

Mais Lidas

Plantão
Motociclista de morre em grave acidente no Bairro Nova Corumbá; Motorista fugiu
Polícia
Homem é preso após invasão e disparos de arma de fogo no Maria Leite
Mulher sofreu ferimentos causados por estilhaços de arma de fogo
Turismo
Aeroporto de Corumbá amplia terminal de passageiros e retoma voos para Campinas
Prestação de Serviço
Rompimento de adutora afeta abastecimento em vários bairros de Corumbá