A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá, realizou nesta terça-feira (08), um ato simbólico de entrega de certidões de nascimento com retificação de nome de mulheres e homens trans do município. A iniciativa representa um importante avanço na garantia de direitos e no reconhecimento da identidade de gênero dessas pessoas.
Durante o evento, a secretária Bia Cavassa destacou o empenho da equipe da pasta na condução do processo.
“É um momento de grande alegria entregar essas certidões e garantir o direito de reconhecimento conforme a identidade de cada um. Isso é cidadania sendo praticada com respeito e empatia”, afirmou a secretária.
A ação contou com o apoio do superintendente William Duarte, do tabelião do Cartório do 2º Ofício de Corumbá, Dr. Uender Oliveira Martins, e do gerente de Políticas Públicas LGBT, Cláudio Eduardo, que tiveram papel fundamental na viabilização e acompanhamento dos processos.
Emocionada, Márcia Lins, uma das beneficiadas, compartilhou o significado desse momento:
“Eu estou superorgulhosa por hoje, por esse direito que nós já temos há muito tempo. Não é fácil conseguir a retificação do nome nos documentos. Hoje estou feliz da vida, porque quem me chamava pelo nome de nascimento está no céu, e sei que ela também está feliz, porque continuo sendo o menino dela. Mas agora meu nome está aqui: é Márcia Lins. Nasci no corpo de um homem, mas com o espírito de uma jovem mulher”, contou.
A secretária e sua equipe agradeceram também ao prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira pelo compromisso e dedicação às políticas públicas voltadas à comunidade LGBT.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal

Novo Posto de Identificação já funciona no Detran de Corumbá

Justiça condena ex-prefeito Marcelo Iunes por nepotismo em Corumbá

Elinho solicita vistorias na iluminação pública da Avenida General Rondon

Hesley sugere homenagens a personalidades pelo Dia da Consciência Negra

Projeto do Governo apresentado à Alems prevê investimentos de até 950 milhões

Bira cobra remoção da faixa amarela no centro para aumentar vagas de estacionamento

Hanna pede estudos para reordenar tráfego em trecho da Cyríaco de Toledo

Marcelo pede transporte coletivo gratuito em Corumbá durante o ENEM



A iniciativa representa um importante avanço na garantia de direitos e no reconhecimento da identidade de gênero dessas pessoas. (Foto: Clóvis Neto/PMC)


