Menu
quinta, 11 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

11 dezembro 2025 - 12h09Agência de Noticias do Governo de MS

O Programa MS Ativo Cooperação encerrou, nesta semana, a agenda de 2025 reunindo 61 municípios e mais de 200 participantes em seu encontro de monitoramento. A reunião marcou a conclusão das atividades do ano, reforçando ainda o ciclo de trabalho que seguirá até dezembro de 2026.

Conduzida pelo secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, a abertura destacou o avanço da articulação entre Estado e prefeituras na etapa de monitoramento dos planos. Ao todo, foram contabilizados 146 técnicos municipais e 17 representantes do Governo do Estado.

O encontro apresentou um balanço das ações desenvolvidas pelos municípios, apontando entregas consolidadas e ajustes necessários nos planos de ação. As equipes estaduais também revisitaram procedimentos operacionais considerados fundamentais para o acompanhamento do Programa, oferecendo novas orientações e esclarecendo dúvidas para uniformizar métodos de trabalho.

Com foco no ciclo de 2026, o MS Ativo Cooperação anunciou que o próximo ano será inteiramente dedicado ao monitoramento contínuo, exigindo maior integração entre as equipes municipais e estaduais. Representantes de cada área detalharam as estratégias e formas de atuação: Alciley Lopes (Educação), Waldeir Sanches (Saúde), Kamilla Nunes (Assistência Social) e Júlio César da Silva (Ambiente de Negócios).

Entre as definições, estão encontros virtuais bimestrais e o envio de alertas sistemáticos sobre prazos, com objetivo de facilitar o cumprimento das entregas e garantir fluidez ao acompanhamento. O Estado reforçou, ainda, a necessidade de que cada município mantenha sua equipe de referência ativa e em contato permanente pelos canais oficiais do Programa.

Para a Superintendência de Fomento ao Municipalismo, o saldo de 2025 reflete a consolidação do trabalho conjunto. “Em 2025 tivemos um saldo muito positivo com adesão de todos os 79 municípios ao programa, que é uma agenda transversal entre as secretarias de Estado e dos municípios, para potencializar as políticas públicas em benefício do cidadão”, destaca o superintendente Marcilio Moreira.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá
Política
Encontro propõe agenda binacional para enfrentamento da violência contra mulheres
Política
Cazarin destaca necessidade de transformar Rua Cáceres em mão única
Política
Sessão ferve na Câmara e deputada de MS puxa discussão acalorada

Mais Lidas

Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Cultura
Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
geral
Fiscalização orienta comércios do Popular Nova sobre regras urbanas
Cultura
Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel