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Política

Hanna cobra recuperação urgente da Escola Monte Azul, fechada desde 2019

21 março 2025 - 14h30Assessoria, PMC

A vereadora Hanna Santana solicitou providências ao Poder Executivo para realizar as obras necessárias na recuperação do prédio da Escola Municipal Rural Monte Azul, situada no Assentamento Taquaral.

A solicitação foi feita ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira e à secretária Mabel Marinho Sahib Aguilar, aos quais pediu informações detalhadas e ações imediatas para resolver o problema.

No documento apresentado ontem, Hanna informou que parte das instalações do prédio está interditada desde 2019, com estrutura deteriorada, insalubre e visivelmente comprometida, situação constatada pessoalmente por ela durante visita à região.

Por isso, pediu esclarecimentos sobre a existência de planos ou projetos para reforma, revitalização ou reconstrução do prédio, e, caso existam, qual o prazo previsto para o início das obras.

A vereadora também questionou quais medidas emergenciais foram adotadas pela Secretaria de Educação para garantir a segurança e a continuidade do atendimento educacional às crianças da comunidade, considerando as condições insalubres e a falta de estrutura adequada.

Ela ainda requereu informações sobre as ações para proteger os alunos e moradores próximos ao prédio interditado, que, em seu estado atual, oferece riscos à segurança de todos que transitam pela área, além de uma justificativa técnica para o longo período sem soluções efetivas, dado que a estrutura está comprometida e em condições insalubres.

“Durante visita recente ao Assentamento Taquaral, onde está localizada a Escola Monte Azul, pude constatar pessoalmente as condições alarmantes da estrutura escolar. O prédio anexo permanece interditado desde 2019, em evidente estado de abandono, com graves problemas estruturais, acúmulo de lixo, mato alto e degradação avançada, representando riscos concretos à segurança de crianças, funcionários e da comunidade local”, ressaltou.

Parede da Escola Monte Azul apresenta rachaduras graves, refletindo o abandono desde 2019. Foto: Divulgação.

“É importante destacar que as instalações estão no mesmo estado de negligência há anos, o que pode ser comprovado por registros ainda mais antigos, sem qualquer perspectiva de recuperação ou retorno das atividades escolares presenciais na unidade”, observou.

“Dado a importância da educação para o desenvolvimento social e a formação adequada das crianças do campo e das comunidades vizinhas, solicitamos uma resposta urgente da Secretaria de Educação sobre as medidas concretas previstas para reativar ou reformar o prédio, garantindo segurança, dignidade e qualidade de ensino para as crianças e adolescentes da região”, concluiu.

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