Menu
terça, 27 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Governo inicia novo ciclo dos Contratos de Gestão

27 janeiro 2026 - 11h40Agência de Noticias do Governo de MS

Com o objetivo de fortalecer as ações de governo e alinhar a gestão estratégica às políticas públicas que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, a Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem) deu início, nesta segunda-feira (26), ao ciclo 2026 dos Contratos de Gestão.

No encontro, que reuniu pontos focais e equipes técnicas de secretarias, fundações e autarquias de todo o Estado, foram abordadas as tratativas relacionadas ao planejamento dos projetos estruturantes do próximo exercício. Na ocasião, também foram apresentados os encaminhamentos para a implantação das Políticas de Compliance em 18 unidades gestoras da administração estadual, reforçando o compromisso com a governança, a integridade e a integração entre planejamento, execução e controle das ações governamentais.

Após uma década de implementação, os Contratos de Gestão se consolidam como um dos principais instrumentos de planejamento e monitoramento da administração estadual, com resultados expressivos na organização das metas, no acompanhamento das entregas e na geração de valor público.

A maturidade alcançada pelo modelo, aliada ao engajamento dos servidores públicos, tem permitido ao Governo de Mato Grosso do Sul ampliar sua capacidade de transformar planejamento em ações efetivas, com maior previsibilidade, controle e impacto social.

“A cada dia surgem dados novos, os servidores estão engajados, e esse trabalho tem permitido ao Governo se apropriar de muitas entregas. Eu não consigo imaginar um cenário em que o Governo de Mato Grosso do Sul abrisse mão dos Contratos de Gestão hoje, por mais que não seja uma peça obrigatória. Isso nos leva a refletir sobre como avançar nos planejamentos, enxergar o impacto e a direção como desafios permanentes. É uma iniciativa que se mantém de pé pelo compromisso dos servidores que lideram esse processo, com absoluto reconhecimento do governador”, destacou o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira.

Thaner reforçou que a estratégia, no âmbito da administração pública, não é um exercício teórico, mas um instrumento que conecta o planejamento de alto nível à vida real das pessoas, garantindo que metas e compromissos assumidos pelo governo se traduzam em políticas públicas capazes de gerar impacto social e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão sul-mato-grossense, principal beneficiário dessas entregas.

A reunião com os pontos focais também marcou a divulgação do calendário das ações dos Contratos de Gestão 2026, que serão oficialmente formalizados com o Termo de Abertura dos Projetos, pactuados entre as secretarias e o governador Eduardo Riedel, todos sob a liderança da Segov e Segem.

O cronograma contempla, ainda, reuniões de planejamento, etapas dedicadas à gestão de riscos, a identificação de oportunidades para otimização do trabalho e a adoção de novos sistemas que reforçam a eficiência e a integração entre as áreas.

O coordenador dos Contratos de Gestão, Mateus Abrita, apresentou os resultados alcançados em 2025, destacando o desempenho expressivo do modelo. Segundo ele, os projetos registraram 88% de alcance das metas pactuadas, com indicadores consistentes, entregas formalmente assinadas e efetivamente cumpridas.

"Esse desempenho demonstra a evolução do modelo, a capacidade de planejamento das equipes e a seriedade com que os compromissos assumidos vêm sendo tratados. Houve uma melhora significativa na gestão, com ganhos claros em desempenho, monitoramento e entrega de resultados”, ressaltou, ao reforçar o caráter gerencial e inovador dos Contratos de Gestão, um instrumento originado na iniciativa privada, mas cuidadosamente adaptado às especificidades da gestão pública.

Ao abordar a agenda de governança, o diretor-geral de Compliance da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Everson Leite Cordeiro, reforçou o papel da CGE como uma das principais indutoras dessa política no Governo do Estado. Ele enfatizou que elevar a percepção de valor entregue à sociedade é um dos pilares do Mapa Estratégico da Gestão Pública.

“Falamos de eixos como a Geração de Valor Público, que estabelece uma governança voltada para resultados, além do fortalecimento da transparência, do controle das políticas públicas e da gestão de riscos na administração estadual", afirmou.

Com o início do ciclo 2026 dos Contratos de Gestão e a implantação das políticas de Compliance, o Governo de Mato Grosso do Sul consolida um modelo de gestão que integra planejamento estratégico, responsabilidade institucional e foco em resultados, assegurando que as decisões tomadas no âmbito da governança se traduzam em ações com impacto direto na vida do sul-mato-grossense.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prestação de Serviço
Corumbá tem novo canal para denunciar lixo, falta de luz e propor sugestões
Prestação de Serviço
Ladário divulga cronograma da coleta de lixo para janeiro de 2026
Segurança
Corumbá cobra medidas para reduzir impactos do transporte de minério em Porto Esperança
Política
Governo publica edital de R$ 6,45 milhões para iniciativas assistenciais do terceiro setor
Desdobramentos
Prefeito repudia feminicídio e reforça enfrentamento à violência de gênero em Corumbá
política
Prefeitura de Ladário se reúne com MP para alinhar ações públicas
Internacional
Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses
Direitos Humanos
Mato Grosso do Sul inicia levantamento documental de indígenas transfronteiriços
Política
Riedel assume em Brasília a presidência do Consórcio Brasil Central
Assistência Social
CRAS I promove encontro para fortalecimento de vínculos e valorização de trajetórias

Mais Lidas

polícia
Funcionário é preso por furto de bebidas em comércio no Popular Nova
Desdobramentos
Prefeito repudia feminicídio e reforça enfrentamento à violência de gênero em Corumbá
Desdobramentos
Feminicida tem prisão preventiva decretada em audiência de custódia
Plantão
Mulher é agredida à pedradas no Alta Floresta em Ladário
Autor fugiu antes da chegada da polícia no local