Menu
quarta, 07 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Governo altera decreto e permite convênios com entidades ligadas a familiares

05 janeiro 2026 - 16h38Campo Grande News

O governo do Estado publicou alteração em um decreto de 7 de julho do ano passado para remover um impedimento de realização de convênio com entidades lideradas por familiares de até segundo grau de agentes públicos. O texto, incluído em edição extra do Diário Oficial do dia 30 de dezembro alterou o decreto Nº 16.644, que define critérios para convênios e outras parcerias.

O texto inicial previa no artigo 11 a proibição de assinatura com entidades privadas lideradas por servidores dos três poderes, ainda Defensoria Pública, Ministério Público e TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), chefes de órgãos e entidades e os familiares destas pessoas. A alínea “e”, do inciso VIII desse artigo que foi excluída.

O texto previa que também era proibido fazer convênio com entidades dirigidas por “cônjuge ou companheiro, parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau, de qualquer das pessoas de que tratam as alíneas “a”, “b”, “c” e “d” deste inciso”, que são os servidores antes descritos. Ou seja, deixa de existir impossibilidade de assinar convênio ou parcerias com instituições ligadas a familiares como filhos, irmãos, pais, netos e cunhados.

O texto revogando o trecho foi assinado pelo governador em exercício, José Carlos Barbosa, e os secretários Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) e  Flávio César Mendes de Oliveira (Fazenda).

Quando publicado, em julho, o decreto Nº 16.644, previu as regras para “convênios e os instrumentos congêneres celebrados por órgãos e por entidades do Poder Executivo Estadual, para a execução de programas, projetos e de atividades que envolvam ou não a transferência de recursos financeiros, inclusive, sob a forma de auxílios ou de contribuições.”

O texto excluiu das regras contratos firmados com as organizações sociais, as chamadas Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e aqueles firmados com organismos internacionais ou entes da federação. Entre os serviços incluídos nas regras para convênios constam os de saúde, os de pesquisa, ciência e tecnologia.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Governo do Estado para saber a motivação para retirar a vedação que existia para a assinatura de convênio com entidades ligadas a servidores públicos, mas até a publicação não houve retorno. O espaço segue aberto.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Politica
Investimento no sistema penitenciário de MS supera R$ 26 milhões em dois anos
Política
Prefeitura determina retorno de servidores cedidos a outros órgãos até janeiro
Política
Parlamentares de MS se manifestam sobre ataque dos EUA e prisão de Maduro
Política
Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra resposta da ONU
Internacional
Protestos desafiam governo da Bolívia após aumento de combustíveis
Política
Rota Bioceânica enfrenta atrasos nas obras do trecho brasileiro, admite Itamaraty
Internacional
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
Política
Disputa por 2 vagas no Senado será a grande guerra das próximas eleições em MS
Política
Avanços federais em MS tiram 73,8 mil da pobreza e geram empregos

Mais Lidas

Cultura
Corumbá inicia pré-carnaval com eventos em dois bairros neste fim de semana
polícia
STJ mantém julgamento de grupo acusado de lavar dinheiro do tráfico
saúde
Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde
Vista Alegre
Novos milionários de MS sacam o prêmio da Mega e deixam a zona rural