Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Política

Estudo sobre Transformação Digital consagra MS como o 3º do ranking nacional

04 novembro 2025 - 08h41Gesiane S. Lourenço

O levantamento, apresentado no livro “Transformação Digital, Tecnologia e Inovação nos Estados Brasileiros – Os Caminhos Propostos para o Período 2023-2026”, foi organizado por Thiago Tavares Ávila, Beatriz Barreto Lanza e Daniel de Souza Valotto, e analisa o grau de convergência entre as propostas de campanha e os compromissos assumidos nos planos de governo voltados à agenda digital. 

No estudo, Mato Grosso do Sul alcançou o 3º lugar nacional, atrás apenas da Bahia e do Paraná, consolidando-se como um dos estados com maior coerência entre planejamento e execução de políticas de inovação. De acordo com os dados analisados, o Plano de Governo de Eduardo Riedel vem se traduzindo em iniciativas que impulsionam a transformação digital no serviço público estadual.

O estudo, publicado pela Câmara dos Deputados, avaliou 1.343 propostas apresentadas por 82 candidatos nas eleições de 2022, com foco nas temáticas de governo digital, economia digital e cidadania digital. No caso de Mato Grosso do Sul, 75 propostas foram registradas, das quais 42 incorporadas efetivamente pela atual gestão.

O secretário-executivo de Transformação Digital do Estado, Robson Duarte Alencar, ressalta que o Plano de Governo orientou a formulação do PPA estadual, transformando diretrizes estratégicas em metas, programas e alções.

Robson Alencar ressalta a importância da formulação do PPA estadual. Foto: Elaine Paes 

“O terceiro lugar de Mato Grosso do Sul demonstra que estamos no caminho certo e reforça o compromisso programático e a visão de futuro adotada pelo Estado e que coloca o cidadão no centro das políticas digitais. Hoje, o PPA garante que inovação, infraestrutura digital e cidadania digital sejam incorporadas a programas contínuos e investimentos estruturantes”, destaca.

Metodologia aplicada e o destaque de MS

O estudo avaliou a maturidade digital e a inovação pública de cada estado a partir de 45 indicadores, considerando governança de TI, políticas de inovação, oferta de serviços digitais, infraestrutura e conectividade. Os dados foram coletados de fontes públicas, como IBGE, Abep-TIC, Cetic.br, TCEs e portais governamentais, e cada estado foi analisado quanto à quantidade e qualidade das propostas e à aderência às diretrizes federais de governo digital.

Mato Grosso do Sul se destacou pela clareza estratégica de sua agenda digital e pelo alinhamento com políticas nacionais de interoperabilidade, dados abertos e inovação pública. Entre os pontos mais relevantes estão a integração de sistemas estaduais e municipais, a expansão de infraestrutura digital, a implantação do Plano Estadual de Transformação Digital com metas e indicadores próprios, e a participação ativa em fóruns nacionais de governo digital.

Outros índices dão destaque ao desempenho do estado na governança digital. Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo

O estudo projeta ainda que Mato Grosso do Sul consolidará sua liderança no Centro-Oeste e se manterá entre os três estados com maior potencial de governança digital madura até 2026, combinando planejamento estratégico, interoperabilidade e inovação centrada no cidadão.

Esse reconhecimento vem em complemento a outros resultados expressivos: o Estado ocupa atualmente a 9ª posição no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), um levantamento nacional que avalia a evolução das políticas de transformação digital nos estados.

Entre as inovações implementadas, sobressaem-se soluções que transformaram serviços em diversas áreas da administração pública. Um caso emblemático é o DetranMS, que lidera o percentual de digitalização com 97% dos serviços totalmente digitalizados. *Com informações da Comunicação Segov

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
Serviço
Novo Posto de Identificação já funciona no Detran de Corumbá
Política
Justiça condena ex-prefeito Marcelo Iunes por nepotismo em Corumbá
Política
Elinho solicita vistorias na iluminação pública da Avenida General Rondon
Política
Hesley sugere homenagens a personalidades pelo Dia da Consciência Negra
Política
Projeto do Governo apresentado à Alems prevê investimentos de até 950 milhões
Trânsito
Bira cobra remoção da faixa amarela no centro para aumentar vagas de estacionamento
Trânsito
Hanna pede estudos para reordenar tráfego em trecho da Cyríaco de Toledo
Política
Marcelo pede transporte coletivo gratuito em Corumbá durante o ENEM
infraestrutura
Nanah cobra drenagem e pavimentação asfáltica em rua do Aeroporto

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá