O Aeroporto de Corumbá, administrado pela AENA Brasil, está no centro de uma denúncia feita nesta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) afirma que aeronaves de UTI aérea enfrentam dificuldades para pousar na cidade devido à falta de resposta da equipe responsável pelas autorizações, mesmo com canais de contato que deveriam funcionar 24 horas por dia.
De acordo com o parlamentar, apenas no mês de abril, mais de quatro tentativas de acionamento não foram atendidas, o que teria comprometido o transporte de pacientes em estado grave para centros médicos com mais estrutura.
Em seu discurso, Duarte afirmou que “esse é um caso de polícia. A AENA Brasil é a concessionária gestora dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, além de ser a maior operadora de campos de aviação do mundo. Não tem fiscalização. Vivemos hoje um apagão das Agências Reguladoras. Sem fiscalização as concessionárias pintam e bordam, fazem o que querem e ainda deixam pessoas correrem risco de morte. Lembro que o aeroporto de Corumbá deve funcionar 24 horas para esse tipo de operação, conforme documento oficial da ROTAER”.
O deputado apresentou um requerimento cobrando da empresa explicações sobre os procedimentos adotados em casos de emergência. Ele quer saber em quanto tempo as chamadas devem ser atendidas e quantos funcionários estão disponíveis durante o período noturno para atender esse tipo de operação.
A justificativa do requerimento, segundo Duarte, é baseada em relatos de médicos e pilotos de UTIs aéreas que relatam dificuldades recorrentes para contatar os fiscais de pátio do aeroporto. “Esse requerimento se justifica pelos vários relatos de médicos e pilotos de UTIs que não conseguem contato com os fiscais de pátio encarregados de responderem aos chamados das UTIs aéreas”, declarou.
*Com informações da Assessoria Parlamentar.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Asilo São José recebe veículo com verba do Fundo Municipal da Pessoa Idosa

Projeto que define metas orçamentárias de MS para 2026 será votado nesta semana na ALEMS

Comitiva de MS volta ao trabalho e defende missão em Israel como "bem-sucedida"

Elinho cobra maior fiscalização de veículos de grande porte na rodovia BR-262

Vereadores questionam presença de motorista reserva em viagens de ônibus

Corumbá passa por alterações no secretariado com mudanças em três pastas

Feriado de São João é incluído no calendário oficial de Corumbá

Ex-gestores de Corumbá terão que devolver R$ 860 mil aos cofres do município

Corumbá receberá R$ 1 milhão para instalar placas solares em poços de água
