Uma cerimônia especial, realizada nesta terça-feira (9), em Corumbá, marcou a luta por direitos, cidadania e dignidade da população LGBTQIAPN+. Na ocasião, profissionais das forças de segurança foram certificados pela capacitação “Prevenção da Violência e Promoção da Inclusão Social”, para um atendimento mais humanizado e sensível à diversidade. Além disso, pessoas consideradas pilares da luta por inclusão no município também tiveram seu esforço reconhecido pelo poder público municipal.
Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a solenidade faz alusão ao Dia Municipal do Orgulho LGBT, celebrado nesta quarta-feira (10). O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, e reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e dezenas de personalidades que, ao longo dos anos, vêm se destacando no enfrentamento ao preconceito e na construção de uma cidade mais humana, justa e inclusiva.
Profissionais das forças de segurança foram certificados por capacitação de atendimento humanizado e inclusivo. Foto: Clóvis Neto/PMCOs certificados da capacitação de atendimento humanizados e inclusivo foram entregues à policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá e integrantes da Patrulha Maria da Penha, reforçando a integração entre políticas de segurança e políticas de direitos humanos.
Já os Certificados Honorários foram entregues a homens e mulheres, muitos deles integrantes do próprio segmento LGBT, que se destacam pela coragem, superação e militância pela causa da igualdade. As trajetórias dessas pessoas foram celebradas como símbolos vivos de resistência, pertencimento e esperança.
Personalidades tiveram suas trajetórias de luta por respeito e inclusão reconhecidas. Foto: Clóvis Neto/PMC Para Cláudio Eduardo Soares Braga, gerente de Políticas Públicas para LGBT, a cerimônia representa muito mais do que um protocolo institucional.
“Essa ação simboliza um enlace fundamental entre gestão pública e sociedade civil. É o fortalecimento de alianças que geram proteção, respeito e oportunidades reais para nossa comunidade. Cada certificado entregue é um pacto de compromisso com a vida, com a dignidade e com o direito de existir plenamente. Seguiremos ampliando diálogos, construindo pontes e consolidando uma Corumbá mais humana e inclusiva."
A prefeitura municipal destaca que cerimônia consolida-se como um marco de sensibilidade, responsabilidade social e respeito à diversidade, evidenciando que políticas públicas se constroem com presença, escuta e ações que transformam vidas. *Com informações da Assessoria PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

Governo de MS firma compromisso por obras e integração logística para 2026

ALEMS abre ano legislativo na terça-feira, 3 de fevereiro

Prefeito recebe Rose Modesto para articular recursos e projetos no Senado Federal

Lojas Gazin doam 100 colchões para famílias atingidas por temporal em Corumbá

Câmara autoriza crédito de US$ 32 milhões para o projeto 'Pantanal Urbano'

Câmara aprova parcelamento de férias e afastamento temporário não remunerado de secretários

Câmara aprova isenção de taxas a empreendedores durante o carnaval

Corumbá recebe kits de higiene para famílias afetadas pelas chuvas



A ação se consolida como um marco de sensibilidade, responsabilidade social e respeito à diversidade. (Foto: Clóvis Neto/PMC)

