Recurso internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) será destinado à infraestrutura e urbanismo; vereadores também aprovaram ajustes na Previdência Municipal.
A Câmara Municipal de Corumbá aprovou, em sessão extraordinária nesta sexta-feira (30), o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito externo no valor de U$ 32milhões (aproximadamente 160 milhões de reais). O financiamento será firmado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), contando com a garantia da União.
O recurso é a peça central do projeto “Corumbá - Pantanal Urbano”, cujo investimento total é de U$ 40 milhões, sendo R$ 8 milhões de contrapartida municipal. O programa foca em desenvolvimento urbano sustentável, infraestrutura e valorização territorial.
Segundo o prefeito Gabriel Alves de Oliveira, a proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), vinculada ao Ministério do Planejamento. Com o aval do Legislativo, a prefeitura deve agora criar a Unidade de Execução do Projeto (UEP), estrutura técnica exigida por órgãos internacionais para garantir transparência e rigor na aplicação dos dólares.
Reformas na Previdência Municipal
Além do empréstimo, o plenário aprovou outros dois projetos de impacto administrativo;
- Previdência Complementar: Alteração na Lei Complementar nº 285/2021 para permitir a adesão de Corumbá a uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC). A medida visa dar celeridade à operacionalização do regime e cumprir exigências do Ministério da Previdência Social.
- Ajustes na Previdência Municipal: Alterações na Lei Complementar nº 87/2005 para aprimorar a governança e a organização administrativa do regime de previdência dos servidores.
As propostas foram aprovadas por unanimidade pelos 12 parlamentares presentes e agora seguem para a sanção do Executivo.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeito recebe Rose Modesto para articular recursos e projetos no Senado Federal

Lojas Gazin doam 100 colchões para famílias atingidas por temporal em Corumbá

Câmara aprova parcelamento de férias e afastamento temporário não remunerado de secretários

Câmara aprova isenção de taxas a empreendedores durante o carnaval

Corumbá recebe kits de higiene para famílias afetadas pelas chuvas

Governo de MS lança Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo

CRAS I realiza colônia de férias com foco em convivência e desenvolvimento infantil

Legislativo pede rigor contra descarte irregular de lixo em Corumbá

Corumbá recebe 200 cestas básicas para famílias atingidas pelas chuvas



Recurso internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) será destinado à infraestrutura e urbanismo. (Foto: Divulgação)


