Menu
sábado, 31 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Câmara autoriza crédito de US$ 32 milhões para o projeto 'Pantanal Urbano'

30 janeiro 2026 - 11h59Gesiane S. Lourenço

Recurso internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) será destinado à infraestrutura e urbanismo; vereadores também aprovaram ajustes na Previdência Municipal.

A Câmara Municipal de Corumbá aprovou, em sessão extraordinária nesta sexta-feira (30), o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito externo no valor de U$ 32milhões (aproximadamente 160 milhões de reais). O financiamento será firmado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), contando com a garantia da União.

O recurso é a peça central do projeto “Corumbá - Pantanal Urbano”, cujo investimento total é de U$ 40 milhões, sendo R$ 8 milhões de contrapartida municipal. O programa foca em desenvolvimento urbano sustentável, infraestrutura e valorização territorial.

Segundo o prefeito Gabriel Alves de Oliveira, a proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), vinculada ao Ministério do Planejamento. Com o aval do Legislativo, a prefeitura deve agora criar a Unidade de Execução do Projeto (UEP), estrutura técnica exigida por órgãos internacionais para garantir transparência e rigor na aplicação dos dólares.

Reformas na Previdência Municipal

Além do empréstimo, o plenário aprovou outros dois projetos de impacto administrativo;

  • Previdência Complementar: Alteração na Lei Complementar nº 285/2021 para permitir a adesão de Corumbá a uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC). A medida visa dar celeridade à operacionalização do regime e cumprir exigências do Ministério da Previdência Social.
     
  • Ajustes na Previdência Municipal: Alterações na Lei Complementar nº 87/2005 para aprimorar a governança e a organização administrativa do regime de previdência dos servidores.

As propostas foram aprovadas por unanimidade pelos 12 parlamentares presentes e agora seguem para a sanção do Executivo.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Prefeito recebe Rose Modesto para articular recursos e projetos no Senado Federal
Assistência Social
Lojas Gazin doam 100 colchões para famílias atingidas por temporal em Corumbá
Política
Câmara aprova parcelamento de férias e afastamento temporário não remunerado de secretários
Política
Câmara aprova isenção de taxas a empreendedores durante o carnaval
Assistência Social
Corumbá recebe kits de higiene para famílias afetadas pelas chuvas
Política
Governo de MS lança Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo
Assistência Social
CRAS I realiza colônia de férias com foco em convivência e desenvolvimento infantil
Política
Legislativo pede rigor contra descarte irregular de lixo em Corumbá
Assistência Social
Corumbá recebe 200 cestas básicas para famílias atingidas pelas chuvas
Política
Governo de MS convoca empresa vencedora da Lotesul para prova de conceito

Mais Lidas

Polícia
Mulher furta uísque e Nutella em supermercado no centro de Corumbá
Investigação
Piloto violou horário e usou luz de trator para decolar avião que matou arquiteto chinês no Pantanal
Polícia
Civil prende autor de duplo homicídio ocorrido no último domingo em Ladário
Consequências
Moradora relata pânico com água até o pescoço durante temporal em Corumbá