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Política

Audiência pública em Corumbá cobra soluções da Energisa por apagões

09 abril 2025 - 14h44Danielly Carvalho

A audiência pública realizada na noite da última terça-feira (8), no plenário da Câmara Municipal de Corumbá, reuniu vereadores, representantes da Energisa, da Prefeitura, da Assembleia Legislativa e moradores, especialmente da zona rural, para discutir os constantes problemas no fornecimento de energia elétrica na região.

Durante às 3h25 de debate, a principal cobrança foi por soluções concretas para as quedas frequentes de energia e os prejuízos causados aos consumidores. No encerramento da audiência, o coordenador de Grandes Clientes da Energisa, Dian Cleiton de Brito, anunciou que equipes da empresa iniciariam imediatamente um levantamento técnico nos assentamentos de Corumbá. Segundo ele, uma das principais causas das quedas de energia em Corumbá está relacionada às árvores, cujos galhos ficam entrelaçados à rede de energia, causando problemas que acabam afetando o consumidor. Brito também afirmou que as podas já foram iniciadas e elogiou a postura da atual administração municipal, que está sendo parceira, autorizando os serviços sem a mesma burocracia enfrentada durante a administração passada.

Apesar do anúncio, o clima na audiência foi de cobrança. O vereador Edinaldo Neves questionou diretamente a apresentação feita pela Energisa. “Estamos aqui para debater, buscar soluções para os problemas que afetam o nosso município, e não vi a região ser citada nesse plano”, criticou, referindo-se ao plano de investimentos da empresa no estado.

O vereador Matheus Cazarin também contestou a justificativa de que a vegetação é a principal vilã. “Moro em uma região que o transformador havia sido trocado, sem arborização adequada, e após problema, todos ficaram mais de 15 horas sem energia”, rebateu.

Outros vereadores como Jovan Temeljkovitch, Elinho Junior, Samyr Sadeq, Hanna Santana e Hesley Santana reforçaram a necessidade de investimentos urgentes. Samyr, por exemplo, criticou a terceirização do atendimento em Corumbá. “Além das quedas de energia, é necessário melhorar o sistema de atendimento na cidade, hoje terceirizado, que não resolve nada e fica dependendo de Aquidauana, para onde encaminham as demandas e ficam aguardando as respostas que, muitas vezes, não chegam.”

Moradores da zona rural relataram prejuízos constantes. Pequenos produtores contaram que alimentos perecíveis são perdidos e aparelhos queimam por causa das interrupções prolongadas. A representante do Procon, Vanessa Gomes, reforçou que o consumidor tem seus direitos garantidos pelo Código do Consumidor e pela Resolução Normativa ANEEL nº 1.000/2021, orientando que o primeiro passo é comunicar o ocorrido à empresa pelos canais competentes para agendar uma visita de averiguação.

Cícero Soares Pereira, do Assentamento Taquaral, leu uma carta em nome das famílias da zona rural, destacando que a grande prioridade é melhorar a qualidade da energia nas redes existentes nos assentamentos. Ele alertou que mais de 1.500 famílias sofrem com a falta de energia, já que postes de eucalipto caem constantemente. Segundo ele, é urgente a substituição por postes de concreto, troca de transformadores por modelos de maior potência e uma atuação mais eficiente da empresa.

Encerrando o evento, o representante da Energisa afirmou que a audiência foi produtiva e que o objetivo foi justamente ouvir as demandas que vão ser analisadas de forma criteriosa, contribuindo assim para estabelecimento de plano de ação para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. A vereadora Nanah Cordeiro reforçou que vai acompanhar de perto o início dos trabalhos. “Estou confiante no desenvolvimento de ações necessárias por parte da Energisa, para melhorar o serviço em Corumbá”, finalizou. *Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Corumbá.

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