A 'Operação Fronteiras e Divisas Seguras', empenhada ao longo dessa semana, une esforços das polícias militares de todo o Brasil. A ação tem como objetivo consolidar o empenho da corporação no combate aos crimes transnacionais e o fortalecimento da presença policial em áreas de fronteira e divisa. Além de intensificar a cooperação técnica e operacional entre as forças de segurança, com foco na prevenção e repressão de crimes, além de promover a troca permanente de informações entre os órgãos participantes.
Em Mato Grosso do Sul, o esforço mobiliza os grandes comandos da corporação — Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), Comando de Policiamento Rural (CPRur) e os Comandos de Policiamento de Áreas (CPA’s) —, além de diversas unidades operacionais em todo o território sul-mato-grossense.
A operação conta ainda com o apoio de instituições parceiras, como a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, fortalecendo a integração das ações no Estado.
Cooperação nacional e internacional
Paralelamente à ação em Mato Grosso do Sul, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) participa das Operações Simultâneas 2025, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, também realizadas no mesmo período.
A iniciativa reúne forças policiais de diferentes estados e países, com o objetivo de reforçar o combate aos crimes transnacionais e intensificar a integração operacional e de inteligência nas regiões de fronteira.
De acordo com o diretor do DOF, coronel Wilmar Fernandes, a operação “representa um esforço conjunto de todas as forças de segurança, atuando simultaneamente em suas regiões, com foco na cooperação e na troca de informações que fortalecem o enfrentamento ao crime organizado”.
As Operações Simultâneas 2025 mobilizam instituições de segurança pública do Rio Grande do Sul, além das Polícias Militares de Santa Catarina e Paraná.
No âmbito internacional, participam a Gendarmeria Nacional e a Prefectura Naval da Argentina, as polícias das províncias de Misiones e Corrientes, e a Polícia Nacional da República do Uruguai, consolidando uma ampla rede de integração e fortalecimento da segurança pública nas fronteiras.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá

PF apreende 75 toneladas de insumo usado na produção de cocaína



Operação combate crimes transnacionais e fortalece a presença policial em áreas de fronteira e divisa. (Foto: Divulgação/Sejusp)


