De acordo com o balanço parcial da Operação Piracema 2025, divulgado pela Polícia Militar Ambiental (PMA), entre 05 de novembro, quando teve inicio o período de defeso dos peixes, no leito do rio Paraguai, até o dia 12 de janeiro, foram realizadas 1.032 orientações e abordagens a pessoas, 682 abordagens a veículos e 103 pontos de bloqueio. Essas ações ocorreram tanto em ambiente terrestre quanto fluvial, incluindo abordagens a embarcações, barcos e lanchas que navegavam pelos rios da Bacia do Rio Paraguai, bem como em barrancos, margens, deques e pontos de acesso utilizados por pescadores e frequentadores das áreas ribeirinhas.
As abordagens têm caráter preventivo, educativo e fiscalizatório, permitindo orientar pescadores, moradores ribeirinhos, turistas e usuários das vias de acesso sobre as regras do período de defeso, as espécies protegidas, os petrechos proibidos e as penalidades previstas em lei, além de coibir o transporte e a captura ilegal de pescado.
Em pouco mais de dois meses de fiscalização intensificada, as equipes da PMA realizaram 8.341 quilômetros de patrulhamento, sendo 8.063 km em patrulhamento terrestre e 278 km em patrulhamento aquático. O patrulhamento terrestre concentrou-se em áreas urbanas e rurais, rodovias e estradas de acesso às regiões ribeirinhas, enquanto o patrulhamento aquático possibilitou o alcance de locais de difícil acesso, tradicionalmente utilizados para a prática da pesca ilegal.
Fiscalização se estende pelos meios aquáticos e terrestres. Foto: Divulgação/PMAA PMA considera que essa ampla cobertura territorial tem sido essencial para ampliar a presença do Estado em áreas sensíveis, reforçar a fiscalização ambiental e aumentar a efetividade das ações durante o período do defeso.
Autos de infração e penalidades aplicadas
No aspecto repressivo, até 12 de janeiro, foram lavrados 13 autos de infração ambiental, com aplicação de R$ 51.168,00 em multas, decorrentes do descumprimento das normas ambientais vigentes. As penalidades aplicadas incluem multa administrativa, apreensão de pescado, petrechos e embarcações utilizadas na prática da infração, além de outras sanções administrativas previstas na legislação ambiental. A aplicação dessas penalidades tem caráter repressivo e educativo, buscando responsabilizar os infratores e desestimular a reincidência, especialmente durante o período reprodutivo das espécies.
Apreensão, fiscalização e destinação do pescado
Durante a operação, foram apreendidos 339,73 kg de pescado e fiscalizados 3.202,30 kg. A apreensão de pescado representa a interrupção imediata de danos ambientais em curso, evitando a redução dos estoques pesqueiros no momento mais sensível do ciclo reprodutivo.
O pescado apreendido, quando considerado próprio para consumo, é destinado à doação para instituições assistenciais da comunidade local. Quando impróprio para consumo, recebe descarte ambientalmente adequado, conforme as normas sanitárias e ambientais vigentes.
Mais de 339 quilos de pescado ilegais já foram apreendidos no período. Foto: Divulgação/PMAFiscalização em estabelecimentos e cadeia do pescado
As ações de fiscalização também abrangeram 78 estabelecimentos, como pesqueiros, pousadas e peixarias, com a finalidade de verificar a regularidade dos estoques, a documentação de origem do pescado e o cumprimento das restrições impostas pelo período da Piracema, contribuindo para o combate à comercialização irregular.
Apreensão de petrechos de pesca
Ao todo, até o momento, foram apreendidos 135 petrechos de pesca, incluindo linhas, anzóis, carretilhas, redes, jambobos e outros equipamentos utilizados na pesca irregular. A retirada desses materiais de circulação impede a continuidade da prática ilegal e reduz significativamente a reincidência, contribuindo diretamente para a preservação da fauna aquática.
A Operação Piracema 2025 segue em andamento até o dia 28 de fevereiro, com ações de fiscalização, orientação e repressão intensificadas nos rios do Estado. O objetivo é proteger os recursos naturais e assegurar a sustentabilidade da pesca em Mato Grosso do Sul. *Com informações da PMA
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Foragido é preso em ocorrência de violência doméstica no bairro Previsul

PM apreende 63 quilos de drogas em carro abandonado na área central de Corumbá

1ª DP de Corumbá instaurou 1.078 e concluiu 698 inquéritos em 2025

Espanha apreende cocaína a bordo de navio que fez escala no Brasil

Traficantes em Corumbá usam conhaque para potencializar efeitos da maconha

Acidente em Puerto Quijarro deixa 12 mortos após colisão de van

Van colide em árvore e causa sete mortes em Puerto Quijarro

Autor de violência doméstica é preso com faca pela PM

Foragido da justiça é preso com porção de cocaína no bairro Cristo Redentor



A Operação Piracema 2025 teve inicio em 5 de novembro do ano passado e segue até 29 de fevereiro desse ano. (Foto: Divulgação/PMA)


