Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Polícia

PF cumpre mandados contra abuso sexual infantojuvenil em MS

04 novembro 2025 - 11h15Assessoria

 A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Escudo de São Miguel II, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Chapadão do Sul/MS, expedidos pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande/MS.

Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por estar armazenando cenas de abuso sexual infantojuvenil em seus dispositivos eletrônicos, os quais foram apreendidos e serão submetidos à perícia.

A ação reforça a vigilância constante da Polícia Federal no ambiente virtual, a fim de zelar pela integridade e dignidade sexual das crianças e adolescentes.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de estupro de vulnerável, disponibilização e armazenamento de material envolvendo abuso sexual infantojuvenil e associação criminosa.

Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
polícia
Mais de R$ 200 mil são apreendidos pela PRF em ônibus que seguia para Corumbá
polícia
Operação desarticula facção que agia dentro e fora de presídios em MS
polícia
Funcionária e clientes são suspeitos de desviar produtos em supermercado
polícia
Cerca de 100 quilos de cocaína são encontrados em carga de minério
polícia
Jovem de 17 anos é apreendido com haxixe durante ronda no Maria Leite
Polícia
PMs do Brasil unem esforços na 'Operação Fronteiras e Divisas Seguras'
Polícia
Condenado por roubo e posse ilegal de arma é capturado pela Penal em Corumbá
Segurança Pública
Golpistas usam nome da Andorinha para aplicar falso frete a Dourados
Criminosos se passam por setor financeiro e cobram taxa inexistente de frete
Polícia
Carro furtado em São Paulo é recuperado na BR 262

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá