A Polícia Civil investiga o primeiro feminicídio de 2026 em Mato Grosso do Sul (MS), ocorrido na manhã de sexta-feira (16), na região do Damacuê, zona rural do município de Bela Vista. Homem identificado como Fernando Veiga matou a esposa, Josefa dos Santos, de 44 anos, dentro da casa onde o casal morava após uma discussão. Em seguida, ele tirou a própria vida.
Mato Grosso do Sul fechou no ano passado com 39 casos de feminicídio, quando a mulher é assassinada pelo próprio fato de ser mulher. O último caso foi de Aline Barreto, de 33 anos, morta a facadas por Marcelo Augusto Vinciguerra, de 31 anos, em Ribas do Rio Pardo, na madrugada do dia 14 de dezembro.
O casal foi encontrado dentro do imóvel, nas proximidades da Capela Santo Antônio. A perícia identificou sinais de luta corporal no interior da residência, o que indica um desentendimento antes do crime. Josefa morreu após ser atingida por disparo de espingarda.
Durante os trabalhos no local, a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12, uma arma artesanal calibre .22, duas armas longas calibre 22 e um revólver calibre 38. As armas seguiram para análise técnica. Os corpos foram encaminhados para exame necroscópico.
Ao Campo Grande News, o delegado Renato Fazza afirmou que a investigação considera o crime como feminicídio. “Eles eram marido e mulher, ele matou ela dentro de casa após uma discussão do casal, então sim, há indícios”, disse. Segundo ele, os celulares do casal também passarão por perícia.
Testemunhas relataram histórico de brigas e episódios de violência doméstica entre o casal. Até o momento, não há registro de ocorrências anteriores nem pedidos de medidas protetivas. A Polícia Civil segue com a investigação para esclarecer a dinâmica e a motivação do crime.
A Central 180 funciona 24 horas, de graça, e a ligação pode ser anônima. Em caso de emergência, procure a polícia pelo 190. Violência contra mulheres, crianças, idosos ou qualquer pessoa não pode ser silenciosa.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Operação Prolepse ajuda a reduzir em 72% os focos de calor em MS

Operação que revelou aliança de advogado com o PCC identificou outros cinco envolvidos

Reforço no patrulhamento aumenta a captura de foragidos em Corumbá

Golpe usa falso concurso do Ibama para roubar dados na internet
Homem é levado pra DP após arrombar a porta da casa da ex-mulher

Jovens são presas com mais de dois quilos de droga na fronteira

Operação fecha biqueira e prende traficante no bairro Vila Mamona

Indivíduo é preso após invadir e furtar casa no Conjunto Guatós

Marido agressor em fuga é preso pela PM no bairro Guaicurus



Caso aconteceu na região de Damacuê, na zona rural do município de Bela Vista. (Foto: Direto das Ruas/CG News)


