Menu
sábado, 10 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Polícia

Mato Grosso do Sul registra queda nos índices de roubo e furto em 2025

09 janeiro 2026 - 11h01Gesiane S. Lourenço

Dados da Coordenadoria de Estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul apontam queda nos crimes de roubo e furto no período de janeiro a dezembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

O levantamento indica que, em 2025, foram registrados 2.631 roubos em todo o Estado, frente a 3.130 ocorrências em 2024, o que representa uma redução de 15,9%. Entre as modalidades, o roubo seguido de morte apresentou a maior queda percentual, com variação de -23,5%. Na sequência aparecem o roubo ao comércio (-21,3%), o roubo em via urbana (-17,4%), o roubo de veículo (-11,5%) e o roubo em residência (-8,9%).

Os índices de furto também apresentaram redução no Estado. Em 2024, foram contabilizados 33.265 registros, enquanto em 2025 o total foi de 32.739 ocorrências, resultando em queda de 1,6%. O furto de veículo foi a modalidade com maior redução, com diminuição de 17,2%, seguido do furto em residência, que apresentou retração de 1,2%.

Para o delegado titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), Francis Flávio Araújo Tadano Freire, a redução dos índices é resultado da atuação firme e estratégica da unidade no enfrentamento ao crime organizado. “Os resultados também se devem à atuação da DEFURV no enfrentamento às quadrilhas interestaduais, especialmente aquelas voltadas ao furto de caminhonetes e à adulteração de veículos com uso de placas falsas para dar aparência de legalidade, como identificado na Operação Placa Fria”, avaliou.

Índices na Capital

Na Capital, as quedas também foram significativas. Campo Grande registrou redução de 20,7% nos crimes de roubo. O roubo em via urbana caiu 23,1%, passando de 1.553 registros em 2024 para 1.196 em 2025. O roubo ao comércio apresentou queda de 19,5%. Já o roubo de veículos recuou 14,8%, enquanto o roubo em residência teve redução de 11,1%. Em relação ao total de furtos na Capital, foi registrada leve variação positiva de 0,3%. Ainda assim, o furto de veículos apresentou queda expressiva, com redução de 22,1%.

Formação e investimentos

Além da formação dos 427 novos soldados da Polícia Militar, o Governo do Estado realizou, em 2025, o concurso público da Polícia Civil, que deverá incorporar mais 400 novos agentes às delegacias em todo o Estado. No mesmo ano foi promovido o processo seletivo do Corpo de Bombeiros Militar, que incorporou mais 250 novos servidores à segurança pública.

Os investimentos também alcançam a infraestrutura, como a construção do novo prédio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro, em Campo Grande. A obra, executada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), conta com investimento de R$ 6.120.731,80, está em pleno andamento, com 24,61% de execução, e vai proporcionar melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos servidores.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, Ary Carlos Barbosa, destaca a integração entre as forças de segurança como fator crucial para os bons resultados.

“Os resultados apresentados são reflexo de uma política pública consistente, baseada em planejamento, integração entre as forças de segurança e investimentos contínuos em pessoal, tecnologia e infraestrutura. O Governo do Estado tem priorizado a segurança pública de forma estratégica, e esses indicadores demonstram que estamos avançando na proteção da população sul-mato-grossense, com ações eficazes tanto na prevenção quanto no combate qualificado à criminalidade”, finaliza.

*Informações da Sejusp

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

polícia
Crimes de roubo e furto caem em Corumbá e Ladário ao longo de 2025
polícia
PF apreende quase 373 kg de drogas escondidas em caminhão em Corumbá
polícia
Motociclista foge da PM, coloca crianças em risco e acaba preso em Corumbá
Polícia
Foragido da justiça é preso com simulacro e moto adulterada em Corumbá
Tráfico de Drogas
Fiscalização flagra quatro bolivianos com cápsulas de cocaína na fronteira
Direitos Humanos
Presidente do IMNEGRA afirma ter sido vítima de racismo em lanchonete no centro
Polícia
Mulher tem roupas rasgadas e homem sofre lesões em briga no bairro Maria Leite
Polícia
Idosa denúncia homem armado com faca no bairro Universitário
Polícia
Homem é preso por ameaça e violência doméstica no bairro Popular Nova
Polícia
Prefeitura de Ladário finaliza PAD e demite servidores envolvidos em fraudes na Caixa Econômica

Mais Lidas

Plantão
Motociclista sofre queda acidental e morre em parada cardiorrespiratória no PS
Cultura
"Sem Limite na Folia" completa 16 anos com homenagem à antiga moradora do Centro América
Política
Prefeitura de Corumbá nomeia mais 46 aprovados em concurso público
Polícia
Foragido da justiça é preso com simulacro e moto adulterada em Corumbá