A vereadora Hanna Ellen Santana busca junto ao Poder Executivo Municipal, informações sobre as ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2025, como parte do Programa de Combate à Dengue em Corumbá, e qual é o trabalho previsto para o segundo semestre.
A solicitação foi feita na noite de ontem, segunda-feira, 16, durante sessão ordinária da Câmara e direcionada ao secretário Antônio Juliano de Barros, de Saúde, como forma de acompanhar, fiscalizar e contribuir com a efetividade das políticas públicas de combate à dengue em Corumbá, diante do crescente desafio que esta doença representa para a saúde pública local.
Hanna observou que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, continua sendo uma ameaça constante; “Por isso é fundamental que esta Casa de Leis tenha acesso às informações atualizadas sobre as ações realizadas no primeiro semestre de 2025, como visitas domiciliares, aplicação de larvicidas, campanhas educativas e demais medidas adotadas”, ressaltou.
Explicou que, além disso, a elaboração e o compartilhamento do plano de ações para o segundo semestre, permitirão uma atuação mais preventiva e estratégica, especialmente durante o período seco, que exige reforço em atividades como fumacê, limpeza urbana e fiscalização de terrenos baldios.
“A transparência e o planejamento são fundamentais para avaliar resultados, otimizar recursos e garantir a proteção da saúde da população, por isso entende-se como necessária e oportuna a apresentação dos dados solicitados”, enfatizou.
No Tiradentes
Por outro lado, a vereadora reivindicou a realização de estudos técnicos para a reforma e manutenção da praça pública localizada no Conjunto Tiradentes, no Bairro Aeroporto. Disse que o espaço está com iluminação precária, comprometendo a segurança dos frequentadores, especialmente no período noturno.
Informou que são necessários serviços urgentes de limpeza, roçagem e remoção de resíduos sólidos, que têm se acumulado e prejudicado o uso adequado do espaço pela comunidade. “É importante ressaltar que praças públicas são equipamentos urbanos fundamentais para o convívio social, a prática de atividades físicas e o lazer da população”, comentou.
Por isso mesmo, a revitalização da praça contribuirá significativamente para a valorização da área, promoção da saúde pública e prevenção de atos de vandalismo e criminalidade, frequentemente associados a espaços urbanos com iluminação precária e sem conservação necessária.
Trânsito
À direção da Agetrat, Hanna pediu instalação de placas de sinalização viária no cruzamento entre as ruas Marechal Floriano e João Bosco da Mota, no Conjunto Guanã, Bairro Nova Corumbá, um entroncamento viário com tráfego considerável, especialmente por veículos que se dirigem ao Assentamento Taquaral.
Disse que o cruzamento não conta com qualquer tipo de sinalização vertical, o que compromete a segurança viária local, inclusive com registros de acidentes no local.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

2º mutirão do novo RG emitiu 419 carteiras de identidade em Corumbá

PF encontra 1,1 tonelada de cocaína escondida em caminhões na BR-262

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Corumbá

Operação Fronteira MS é encerrada com mais de R$ 26 milhões em apreensões

Operação Saturação encerra seu primeiro dia sem registro de roubo na região

Operação Saturação é desencadeada para inibir crimes em Corumbá e Ladário

Mato Grosso do Sul registra queda em roubos e furtos no primeiro semestre de 2025

Táxi clandestino é flagrado com 9kg de skunk na fronteira

Operação Blindspot: Munições são apreendidas em casa de suspeito de integrar organização
