Menu
domingo, 01 de fevereiro de 2026
Polícia

DOF registra 2ª maior apreensão de drogas da história em MS

17 dezembro 2025 - 17h42Danielly Carvalho

Com quase 200 toneladas de drogas retiradas de circulação em 2025, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) alcançou a segunda maior apreensão desde a criação da unidade. O volume de 196,5 toneladas supera o registrado em 2021, quando o Estado contabilizou pouco mais de 195 toneladas de entorpecentes.

Os números deste ano também mostram um salto expressivo em relação a 2024. Na comparação direta, o crescimento ultrapassa 30%, já que no ano passado foram apreendidas cerca de 150 toneladas em território sul-mato-grossense.

O recorde histórico permanece com 2020, quando 264 toneladas foram interceptadas. Naquele período, o auge da pandemia da Covid-19 alterou rotas e estratégias do tráfico, refletindo diretamente nos resultados das operações. Em outros anos, as apreensões somaram 107 toneladas em 2019, 140 toneladas em 2022 e 117 toneladas em 2023. No acumulado entre 2017 e 2025, o DOF já retirou 1.348 toneladas de drogas de circulação no Estado.

Mais números

Além dos entorpecentes, as ações na fronteira resultaram, em 2025, na apreensão de 741 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Também foram recolhidos 30,3 toneladas e 4,1 mil litros de defensivos agrícolas. Em relação a 2024, houve aumento de 9% nos cigarros e um crescimento superior a 350% nos defensivos.

No mesmo período, 498 pessoas foram presas por envolvimento em crimes transfronteiriços, e 547 veículos usados por organizações criminosas acabaram apreendidos. Somente neste ano, 121 veículos roubados ou furtados foram recuperados.

O impacto financeiro dessas operações é significativo. A estimativa é de que o crime organizado tenha acumulado um prejuízo próximo de R$ 700 milhões ao longo de 2025, resultado direto das ações realizadas na região de fronteira.

Para o diretor do DOF, tenente-coronel Wilmar Fernandes, os dados traduzem a atuação constante da unidade no enfrentamento à criminalidade.

“Cada apreensão, cada prisão, cada ação preventiva e repressiva representa um golpe direto nas estruturas das organizações criminosas que atuam na região de fronteira, além de proporcionar mais segurança à sociedade sul-mato-grossense que vive nessa área”, destacou.

Segundo o tenente-coronel, o DOF tem papel central no combate ao tráfico de drogas e armas, ao contrabando, ao descaminho e aos crimes de roubo e furto de veículos, com reflexos que vão além das divisas estaduais.

De acordo com o diretor, os resultados de 2025 são fruto da integração com outras forças de segurança, da qualificação dos policiais, do uso de tecnologia e do apoio da população por meio de denúncias.

“Seguiremos firmes, com presença constante nos mais de 1.600 quilômetros de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, por terra e por ar, para garantir a segurança da população e enfraquecer, de forma contínua, as estruturas do crime organizado”, concluiu.

*Com informações da assessoria do DOF.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
PRF promove Dia Nacional de Mobilização contra a embriaguez ao volante
Polícia
Adolescentes suspeitos de matar o cão Orelha voltam ao Brasil
Investigação
Piloto violou horário e usou luz de trator para decolar avião que matou arquiteto chinês no Pantanal
Polícia
Forças de Segurança reforçam ações no volta às aulas em Mato Grosso do Sul
Polícia
Mulher furta uísque e Nutella em supermercado no centro de Corumbá
Polícia
Homem é preso após ameaçar família no bairro Maria Leite 
Polícia
Civil prende autor de duplo homicídio ocorrido no último domingo em Ladário
Polícia
Herdeiros dos Zahran são alvo de operação por fraude financeira
Terenos
PF apreende carros de luxo de quadrilha que usava MS como rota do tráfico
polícia
Ex-cuidador vai a julgamento por crimes sexuais em abrigo de Corumbá

Mais Lidas

serviços
Novo RG abre agendamento on-line em MS com vagas ainda em fevereiro
Economia
Promoção de passagens aéreas a partir de R$ 370 em MS termina segunda-feira
Prestação de Serviço
Veja o que não funciona no feriado da Padroeira de Corumbá
Educação
41 diretores assumem escolas da rede municipal de Corumbá