A Operação Rota Blindada, deflagrada pela DENAR nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, revelou um esquema alarmante de "frete seguro" entre Corumbá e Campo Grande. A investigação aponta que um policial penal utilizava uma viatura oficial caracterizada para transportar drogas, valendo-se da função pública para evitar fiscalizações e conferir aparência de legalidade à logística criminosa.
A ação, que contou com o apoio estratégico da própria inteligência da Polícia Penal (GISP) e resultou no cumprimento de mandados de prisão e busca em Mato Grosso do Sul, reforça o cerco contra a corrupção no sistema público. Diante da gravidade dos fatos, a Agepen emitiu o seguinte posicionamento:
"A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) destaca que a conduta investigada configura desvio individual, absolutamente incompatível com os princípios que regem a Polícia Penal e não reflete a postura institucional.
A Corregedoria-Geral da Agepen instaurou procedimento administrativo para apuração rigorosa dos fatos, com a adoção de todas as medidas administrativas e legais cabíveis. O processo seguirá os trâmites legais, assegurando o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório.
A instituição mantém política permanente e implacável de combate a desvios de conduta, com fiscalização contínua, corregedoria atuante e mecanismos internos de controle. Eventuais irregularidades são tratadas com absoluto rigor e transparência.
A Agepen atua pautada na integridade institucional, legalidade e a confiança da sociedade, não compactuando com qualquer prática que comprometa a missão da Polícia Penal.
A instituição também trabalha de forma integrada com as demais forças de segurança, inclusive por meio de seu serviço de inteligência, mantendo cooperação permanente no enfrentamento ao crime e no combate a qualquer prática ilícita".
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PF apreende 745 kg de cocaína em ônibus na Capital
Passageiro de carro de aplicativo é preso com 6 kg de "supermaconha" em Corumbá

Boliviana é operada após sete dias para retirar 1kg cocaína do estômago

Policial Penal usava viatura para traficar drogas de Corumbá para Capital

Carnaval 2026 teve redução em índices de criminalidade em MS

DOF apreende carne e arma e prende trio por abigeato na BR-262

Operação Carnaval: PRF registra mais de 3 mil infrações nas rodovias de MS

PF autua empresa de segurança privada no Carnaval de Corumbá

PM apresenta balanço das ações de segurança no Carnaval de Corumbá 2026



Viatura do Garras na Operação Rota Blindada. (Foto: Divulgação/PCMS)


