Polícia

Operação Ágata Carcará apreende skank, pasta base e cocaína no Lampião Aceso

12 FEV 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h18
Militares do Exército fiscalizando ônibus de passageiros. - Foto: Divyulgação/EB

Na madrugada desta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, militares do 17º Batalhão de Fronteira deram um duro golpe no tráfico transfronteiriço em Corumbá. Durante patrulhamento no Posto de Fiscalização Lampião Aceso, a tropa interceptou um carregamento de entorpecentes que tinha como destino a capital, Campo Grande. A apreensão ocorreu à 01h04 e faz parte das ações estratégicas da Operação Ágata Carcará.

Durante a abordagem a um indivíduo suspeito, os militares localizaram e apreenderam:

A ação reforça a presença do Estado na região de fronteira e o compromisso da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal no combate a crimes transnacionais.

Pacotes de drogas localizados em bagagem de passageiro. Foto: divulgação/EB

Tecnologia SISFRON na vigilância da fronteira

O sucesso da operação é atribuído ao uso do SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). Sob coordenação do Comando Militar do Oeste (CMO), o sistema monitora cerca de 1.833 km de fronteira em Mato Grosso do Sul.

O SISFRON é um programa estratégico do Exército Brasileiro que utiliza tecnologia de ponta para ampliar a vigilância nas divisas do Centro-Oeste, Sul e Amazônia. Além de combater o tráfico de drogas e armas, o monitoramento contribui para:

  1. Preservação ambiental;
  2. Proteção de comunidades indígenas;
  3. Fortalecimento da capacidade de resposta a atividades criminosas.

Operação Interagências

Operação Ágata Carcará está inserida no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). Caracteriza-se pela atuação integrada entre as Forças Armadas e órgãos de segurança pública e fiscalização, aumentando a sensação de segurança para a população que reside na faixa de fronteira.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.