Geral

Posto no Guarani emite três mil identidades em menos de quatro meses

11 FEV 2026 • POR Danielly Carvalho • 14h43
Unidade no Detran reduz espera histórica e amplia acesso ao novo documento na região. - Foto: Yuri Monroe/ALEMS

O Posto de Identificação instalado no bairro Guarani, em Corumbá, já emitiu cerca de três mil documentos de identidade em menos de quatro meses de funcionamento. A unidade opera na sede do Detran, na parte alta da cidade, com estrutura ampliada e novos equipamentos para atender moradores de Corumbá e Ladário.

A criação do espaço ocorreu após cobrança do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que, em setembro de 2025, levou ao Governo do Estado a dificuldade enfrentada pela população para conseguir agendamento da Carteira Nacional de Identidade (CNI). Em muitos casos, a espera ultrapassava um ano.

Além da realização de mutirão para acelerar os atendimentos, a articulação junto à Secretaria de Segurança Pública resultou na implantação de um setor exclusivo para emissão do documento na região.

Entre os beneficiados estão Karen Oliveira Barbosa e Vitória Oliveira Barbosa, que já garantiram a nova identidade. Elas destacaram a agilidade do atendimento. “Foi muito rápido. Me pediram todas as informações necessárias, depois eu conferi se estava tudo certinho e enquanto um registro era completado a gente já tirava foto”, relata Karen.

A expectativa é que a unidade emita, em média, 1.500 documentos por mês. Atualmente, cerca de 30 pessoas são atendidas por dia. A versão física da identidade fica pronta em até 20 dias, mas quem possui acesso ao portal gov.br pode visualizar o documento digital em até 72 horas.

“Agradeço a atenção q o DETRAN, por meio de seu diretor, Rudel Trindade, à Secretaria de Segurança, pelo secretário Carlos Videira e o Governador Eduardo Riedel pela atenção especial que deram para que esse novo posto de atendimento se tornasse realidade”, comemora o deputado Paulo Duarte.

*Com informações da Agência ALEMS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.