Observatório de Segurança Pública é instaurado em MS
11 FEV 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h25O governador Eduardo Riedel oficializou, nesta terça-feira (10), a criação do Observatório de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-MS), institui uma estrutura estratégica dentro da Sejusp voltada à inteligência, transparência e análise preditiva de crimes.
A iniciativa coloca o Estado em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), utilizando a ciência de dados para qualificar as decisões policiais.
O que faz o Observatório de Segurança Pública?
A nova unidade, denominada Coordenadoria do Observatório de Segurança Pública (COSP), terá funções técnicas essenciais para o enfrentamento da violência:
- Inteligência de Dados: Produção de análises sobre criminalidade, atos infracionais e execução penal;
- Diagnósticos Preditivos: Elaboração de relatórios estatísticos para antecipar manchas criminais;
- Transparência Ativa: Gerenciamento de informações para a imprensa, pesquisadores e sociedade civil;
- Integração: Intercâmbio de dados entre órgãos federais, estaduais e municipais.
De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, o Estado avança ao consolidar uma política orientada por evidências científicas e transparência.
Comitê Gestor e Integração das Forças
Para garantir a eficiência das ações, foi instituído o Comitê Gestor, órgão deliberativo que aprovará o planejamento estratégico do Observatório. O grupo contará com representantes de elite das forças de segurança:
- Polícia Militar (PMMS);
- Polícia Civil;
- Corpo de Bombeiros Militar;
- Coordenadoria-Geral de Perícias;
- Superintendência de Inteligência de Segurança Pública.
A criação do órgão era uma das metas previstas no plano de governo atual, focando na redução dos índices de criminalidade através da modernização tecnológica.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.