Cultura

Bloco Sandálias de Frei Mariano abre o Carnaval de corumbá nesta quarta (11)

11 FEV 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h39
Bloco Sandálias de Frei Mariano. - Foto: Arquivo, PMC

Carnaval de Corumbá 2026 vive uma noite histórica nesta quarta-feira, 11 de fevereiro. O emblemático bloco Sandálias de Frei Mariano ganha a avenida General Rondon para celebrar duas décadas de fundação, consolidando-se como uma das manifestações culturais mais tradicionais e irreverentes da "Cidade Branca".

A festa começa cedo para os foliões que seguem a lenda mais famosa do Pantanal:

20 Anos de História e Tradição

Fundado em 2006 pela saudosa ativista cultural Heloísa Urt, o bloco nasceu com o objetivo de valorizar o imaginário popular corumbaense. O que começou como uma reunião de servidores públicos tornou-se um dos momentos mais aguardados da folia, reunindo famílias e turistas ao som de sambas-enredo históricos e da clássica marchinha: “Vôte, vôte, vôte, vôte! Chispa, chispa, chispa!”.

A Lenda que virou Carnaval

O bloco homenageia a história de Frei Mariano de Bagnaia. Segundo a lenda local, em 1887, após um desentendimento sobre o pagamento do relógio da igreja, o religioso teria partido da cidade, mas não antes de enterrar suas sandálias e lançar uma praga: Corumbá só prosperaria quando o calçado fosse encontrado.

Transformando a "maldição" em alegria, o Sandálias de Frei Mariano hoje é sinônimo de prosperidade cultural e identidade pantaneira.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.