Comandante Militar do Oeste visita a 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal
5 FEV 2026 • POR Danielly Carvalho • 14h39O Comandante Militar do Oeste, general de Exército Alcides Valeriano de Faria Júnior, cumpre agenda oficial na área da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal desde terça-feira (4). A programação segue até sexta-feira (6) e abrange atividades em Corumbá, Porto Murtinho e em unidades militares distribuídas ao longo da faixa de fronteira.
Acompanhado pelo chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, general de Divisão Marcelo Zanon Harnicsh, e por integrantes da comitiva, o comandante percorre instalações militares para acompanhar as condições operacionais e logísticas da chamada “Brigada Ricardo Franco”, além de avaliar ações desenvolvidas no último ano e os desafios previstos para 2026.
Em Corumbá, a agenda inclui recepção no 17º Batalhão de Fronteira, visitas ao Posto Médico de Guarnição, ao Museu do 17º Batalhão de Fronteira e a uma exposição de material operacional organizada pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan).
A programação também prevê visita ao Forte Junqueira e um deslocamento fluvial demonstrativo em embarcação blindada até o Porto Geral de Corumbá. No período da tarde, estão previstas apresentações das atividades da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal e das capacidades da 18ª Companhia de Comunicações, com destaque para as ações do Projeto SISFRON no fortalecimento do comando e controle da unidade.
Durante a passagem pela cidade, a comitiva conhece as obras da nova sede do comando da brigada e realiza visita ao Mirante do Cristo Rei do Pantanal, de onde é possível observar pontos estratégicos do município e áreas do bioma pantaneiro.
Nos dias seguintes, a agenda segue para Porto Murtinho, com visitas aos Pelotões Especiais de Fronteira de Porto Índio, Forte de Coimbra e Barranco Branco, além da 2ª Companhia de Fronteira e do Destacamento de Ingazeira.*Com informações da Seção de Comunicação Social da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.