Vacimóvel inicia roteiro pela região norte de MS; Pantanal recebe ação em Julho
Ação do projeto 'MS Vacina Mais' passará por municípios como Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes entre os dias 9 e 27 de fevereiro
3 FEV 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h33O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), inicia em fevereiro uma nova etapa do projeto MS Vacina Mais. A estratégia MS Protegido levará unidades móveis de vacinação, os Vacimóveis, para diversas regiões do estado com o objetivo de elevar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população aos imunizantes.
Equipados com câmaras refrigeradas e estrutura completa, os veículos funcionam como salas de vacina itinerantes, reduzindo barreiras geográficas e levando proteção a áreas remotas e de grande circulação.
Calendário do Vacimóvel em Fevereiro
As ações começam pela região norte do estado. Confira as datas e cidades que receberão a unidade móvel:
- 9 a 13 de fevereiro: Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis e Figueirão.
- 23 a 27 de fevereiro: Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Rio Negro.
Como funciona o Vacimóvel?
Ao todo, o Estado adquiriu dez unidades móveis que atuam de forma complementar às unidades básicas de saúde. Cada veículo oferece:
- Câmara refrigerada para conservação das doses.
- Tenda externa e área de acolhimento com TV.
- Estrutura segura para aplicação e registro no sistema do PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, a parceria com os municípios é a chave do sucesso: “Os Vacimóveis permitem chegar a comunidades mais distantes e garantir que a vacina esteja disponível para todos”.
Parceria entre Estado e Municípios
A logística é dividida para garantir a eficiência: enquanto a SES fornece o veículo, combustível e equipe técnica de suporte, os municípios são responsáveis pelos vacinadores e pela mobilização da comunidade local.
A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, reforça que a ação segue o Plano Diretor de Regionalização, respeitando as necessidades de cada território para garantir que ninguém fique sem proteção.
Confira a programação do Vacimóvel ao longo primeiro semestre de 2026:
Região Norte – Fevereiro/2026
Sonora; Pedro Gomes; Alcinópolis; Figueirão; Coxim; São Gabriel do Oeste; Rio Verde de Mato Grosso; Rio Negro.
Região Baixo Pantanal – Fevereiro e Março/2026
Aquidauana; Anastácio; Jardim; Guia Lopes da Laguna; Bela Vista; Caracol; Bonito; Bodoquena; Maracaju; Dois Irmãos do Buriti; Nioaque; Porto Murtinho.
Região Nordeste – Março/2026
Costa Rica; Paraíso das Águas; Chapadão do Sul; Cassilândia; Inocência; Paranaíba; Aparecida do Taboado; Selvíria.
Região Leste – Abril/2026
Três Lagoas; Água Clara; Brasilândia; Bataguassu; Santa Rita do Pardo; Nova Andradina (Sudeste); Anaurilândia (Sudeste).
Região Sudeste – Abril e Maio/2026
Batayporã; Taquarussu; Novo Horizonte do Sul; Ivinhema; Angélica; Jaraguari (Centro); Ribas do Rio Pardo (Centro); Terenos (Centro); Campo Grande (Centro); Sidrolândia (Centro).
Região Sul Fronteira – Maio e Junho/2026
Ponta Porã; Juti; Naviraí; Itaquiraí; Eldorado; Japorã; Mundo Novo; Iguatemi; Tacuru; Sete Quedas; Paranhos; Coronel Sapucaia; Amambai; Aral Moreira; Antônio João.
Região Centro – Junho/2026
Corguinho; Rochedo; Camapuã; Bandeirantes; Nova Alvorada do Sul; Rio Brilhante (Centro Sul); Itaporã (Centro Sul); Deodápolis (Centro Sul); Jateí (Centro Sul); Douradina (Centro Sul).
Região Centro Sul – Julho/2026
Caarapó; Laguna Carapã; Vicentina; Fátima do Sul; Dourados; Glória de Dourados; Corumbá (Pantanal); Ladário (Pantanal); Miranda (Pantanal).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.