Programação religiosa marca o feriado de Nossa Senhora da Candelária em Corumbá
2 FEV 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h28Após uma extensa preparação religiosa, iniciada em 24 de janeiro com a novena, nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, os corumbaenses devotos à padroeira da cidade, participam de missas, procissão luminosa e quermesse na Praça da República, localizada na área central. O dia é dedicado a Nossa Senhora da Candelária, um dos títulos mais antigos da Virgem Maria, profundamente ligado à luz e à purificação.
A programação de hoje teve inicio com a alvorada festiva às 05h30, em seguida, às 06h, aconteceu a primeira missa do dia em homenagem à santa. Ainda pela manhã, a igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, celebrou mais duas missas, às 8h e às 10h.
No período da tarde, às 12 horas, a Praça da República será palco para um grande almoço com show musical. Toda a comunidade católica e moradores de Corumbá estão convidados para o momento festivo social. Toda a renda do evento será revertida para a obra da igreja.
No final do dia, às 17 horas, o momento será de Louvores a Virgem Maria. Às 18 horas, acontecerá a última missa do dia, seguida de procissão luminosa às 19 horas e show musical, com a dupla Leandro e Galeano.
Novena e Carreata
Durante nove dias, entre 24 de janeiro e 02 de fevereiro, fieis a Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá, se reuniram na igreja Matriz, para fortalecer a fé e confiar suas intenções à intercessão da Santa considerada a padroeira da luz, da visão e dos caminhos, sendo invocada para iluminar os olhos fracos e guiar os passos na vida, simbolizando a apresentação de Jesus como a "Luz do mundo".
A carreata aconteceu no sábado, 31 de janeiro. Com a imagem de Nossa Senhora triunfante no primeiro carro, dezenas de veículos percorreram as principais vias do centro da cidade, com cânticos religiosos e orações em adoração a Santa.
Sobre Nossa Senhora da Candelária
Nossa Senhora da Candelária é padroeira de Corumbá devido à forte influência da colonização espanhola e portuguesa, que trouxeram a devoção a essa invocação mariana para a região. O título de padroeira da luz, da visão e dos caminhos tem raízes no episódio bíblico da Apresentação do Menino Jesus no Templo e na Purificação de Maria, ocorridos 40 dias após o Natal. Segundo a tradição judaica, Maria foi ao templo para se purificar, e lá o profeta Simeão proclamou Jesus como a "Luz para iluminar as nações". Por isso, a festa (celebrada em 2 de fevereiro) é marcada pela benção das velas (candeias).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.