Geral

Segunda-feira chuvosa em Corumbá e Ladário

Fevereiro começa marcado por instabilidades; a máxima para hoje é estimada em 31°C

2 FEV 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h29

O início de fevereiro mantém os moradores do Pantanal sul-mato-grossense em estado de atenção. Após um final de janeiro marcado por temporais que causaram alagamentos e transtornos, a previsão meteorológica indica que a instabilidade deve persistir nas cidades de Corumbá e Ladário durante esta segunda-feira (02) e terça-feira (03).

De acordo com dados do Climatempo, o cenário para hoje é de sol entre muitas nuvens, com pancadas de chuva que ocorrem principalmente nos períodos da tarde e noite. Em Ladário, o padrão se repete, com alta probabilidade de trovoadas isoladas e rápidas formações de arco-íris devido ao choque entre o calor intenso e a umidade. 

Mesmo com a chuva frequente, os termômetros continuam elevados. A temperatura máxima prevista para Corumbá nesta segunda-feira é de 31°C. A sensação de abafamento é intensificada pela alta umidade relativa do ar, que deve oscilar entre 68% e 82%.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de tempestade, válido até terça-feira, que abrange a região pantaneira. O aviso adverte para chuvas intensas, com acumulados que podem superar os 50 mm por dia, além de ventos fortes atingindo velocidades entre 60 km/h e 100 km/h.

Orientações de Segurança

A Defesa Civil, que monitora os pontos críticos de alagamento registrados nos últimos dias, recomenda que a população evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou árvores durante as rajadas de vento e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada em momentos de forte atividade elétrica.

A Defesa Civil em Corumbá disponibilizou um número de WhatsApp para emergências. Através do telefone (67) 98191-0200, moradores podem enviar fotos e vídeos da ocorrência e descrever a situação com detalhes. Além disso, a ferramenta de envio de localização do App, também irá facilitar a chegada de socorro ao local. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.