Polícia

PRF promove Dia Nacional de Mobilização contra a embriaguez ao volante

Estatísticas revelam que letalidade em acidentes com motoristas embriagados cresceu no último ano

30 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h16
Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero terá fiscalização intensificada em todo o país nesta quinta-feira (30). - Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, nesta quinta-feira (30), o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito. A iniciativa marca uma mobilização nacional para intensificar a fiscalização de alcoolemia e retirar de circulação condutores que colocam a vida em risco sob efeito de bebida. A ação ocorre de forma integrada com o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), envolvendo órgãos como o Detran, a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Apesar de uma leve queda no número total de ocorrências, a violência desses acidentes tornou-se mais grave. Dados da PRF mostram que, em 2025, 223 pessoas morreram em rodovias federais em sinistros causados por embriaguez — um aumento em relação às 194 mortes registradas em 2024. Ao todo, mais de 3,2 mil pessoas ficaram feridas no último ano.

Ano Acidentes (álcool) Mortos Feridos 2024 3.854 194 3.108 2025 3.685 223 3.219

O levantamento estatístico aponta que os momentos de maior risco se concentram nos finais de semana (sábados e domingos) e nos períodos da noite e madrugada. Somente em 2025, a PRF realizou 3,5 milhões de testes de etilômetro, resultando em uma média de 51 flagrantes diários nas BRs.

As autoridades reforçam que a recusa ao teste do bafômetro gera as mesmas penalidades que o teste positivo: multa de R$ 2.934,70, suspensão da CNH por 12 meses e retenção do veículo.

Para a PRF, a direção sob influência de álcool é um dos principais fatores para o alto custo do sistema público de saúde. A estratégia de ações simultâneas e integradas busca fortalecer a mensagem de tolerância zero, visando reduzir tanto a perda de vidas quanto os gastos gerados pelo atendimento a vítimas de violência no trânsito.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.