Economia

Construção civil lidera geração de empregos em MS e impulsiona saldo positivo em 2025

30 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h03
Com quase 6 mil novas vagas, setor da construção é o motor do mercado de trabalho em MS. - Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2025 com a criação de 19.756 novos postos de trabalho com carteira assinada. O balanço, baseado em dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, revela um crescimento de 2,91% no estoque total de empregos formais em relação a 2024, atingindo a marca de 689.951 vínculos ativos.

De acordo com o relatório da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o desempenho anual foi impulsionado principalmente pelos setores de Construção (+5.873 vagas) e Serviços (+4.835). A Indústria (+4.536), o Comércio (+3.258) e a Agropecuária (+1.256) também registraram saldos positivos no acumulado do ano.

Desafio na qualificação

Apesar dos números favoráveis, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, alerta para o "apagão" de mão de obra. Segundo o gestor, o estado possui vagas abertas que não são preenchidas por falta de profissionais capacitados.

“O desafio a curto prazo é a qualificação através do programa MS Qualifica e a atração de talentos de outras regiões, com foco especial na inserção de jovens e mulheres no mercado”, afirmou Verruck.

Retração sazonal em dezembro

Seguindo a tendência histórica de fim de ano, o mês de dezembro apresentou um saldo negativo de 11.281 vagas, resultado de 22.087 admissões frente a 33.368 desligamentos. O recuo pontual, no entanto, não comprometeu o resultado anual, que confirmou a trajetória de expansão econômica do estado.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.