Política

Corumbá recebe kits de higiene para famílias afetadas pelas chuvas

29 JAN 2026 • POR Danielly Carvalho • 15h54
Doações da Sociedade Amigos da Marinha Soamar Ladário Corumbá atendem famílias atingidas. - Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

Famílias atingidas pelas fortes chuvas em Corumbá vão receber kits de higiene doados pela Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Ladário Corumbá. A entrega dos donativos ocorreu nesta quinta-feira (29) e os materiais serão destinados a moradores afetados por alagamentos e enxurradas em diferentes regiões do município.

A doação foi repassada ao município pelo presidente da Soamar, Clóvis Sebastião Coelho, acompanhado do vice-presidente Jorge Mário de Freitas e do tesoureiro Moysés Fonseca da Silva. Os kits são compostos por sabonetes, pasta e escovas de dentes, fraldas descartáveis infantis e adultas, além de papel higiênico.

“O mais importante é que estamos somando apoio. Esse pouco representa o que podemos fazer. Gostaríamos que as famílias não precisassem dessa ajuda, mas foi uma situação inesperada”, afirmou Clóvis Sebastião Coelho.

Ao comentar a iniciativa, o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, destacou a importância da atuação conjunta entre o poder público e instituições da sociedade civil diante da situação provocada pelas chuvas intensas. “Estamos enfrentando uma situação difícil, causada por um volume de chuva fora do normal, e toda ajuda faz diferença para garantir dignidade e apoio imediato às famílias atingidas. A parceria com a Soamar reforça o espírito de solidariedade e compromisso com a população de Corumbá”, afirmou Dr. Gabriel.

Também acompanharam a entrega representantes da comissão institucional responsável pelas ações emergenciais e de reconstrução. Estiveram presentes as secretárias Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, e Josileia Rigo Marques, de Governo e Gestão Estratégica, além do capitão bombeiro Silvanei Barbosa Coelho, superintendente de Defesa Civil, e Thalles Carvalho, gerente de Defesa Civil.

Levantamento da Defesa Civil Municipal aponta que cerca de 200 famílias foram afetadas pela chuva intensa registrada na noite de 27 de janeiro. Não houve registro de vítimas, apenas danos materiais causados por alagamentos e enxurradas.

Dados do pluviômetro automático instalado na parte alta da cidade indicam que o volume de chuva ultrapassou 106 milímetros em aproximadamente 50 minutos, um dos maiores já registrados em curto intervalo desde a implantação do sistema de monitoramento. A precipitação teve início por volta das 18h e se intensificou rapidamente.

Pontos de atendimento e coleta de donativos

As famílias atingidas podem buscar atendimento, orientação e acolhimento, além de realizar doações, nos seguintes locais:

CRAS I
Rua Cáceres, s/nº, bairro Centro América
Telefone: 67 98191-0115

CRAS II
Rua José de Barros Maciel, s/nº, bairro Guatós
Telefone: 67 98191-0128

CRAS IV
Rua Joaquim Murtinho, 175, entre as ruas Edu Rocha e 21 de Setembro
Telefone: 67 98191-0135

CRAS Albuquerque
Rua Marechal Deodoro, Praça CEU
Telefone: 67 98191-0154

CRAS Itinerante
Rua 21 de Setembro, 62, bairro Cervejaria
Telefone: 67 98191-0133

Os CRAS funcionam das 7h30 às 15h30. O Centro de Convenções, localizado na Rua Domingos Sahib, 570, também recebe doações, das 7h30 às 13h30.*Com informações da Assessoria, PMC.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.