Forças de Segurança reforçam ações no volta às aulas em Mato Grosso do Sul
29 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h05O início do ano letivo de 2026 para os 172 mil alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul mobiliza as forças de segurança em uma série de ações preventivas. A Sejusp-MS (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) alerta que o aumento na circulação de estudantes exige atenção redobrada de pais e da comunidade.
A delegada da Daiji ( Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso), Daniella Kades, reforça que a segurança começa com o diálogo em casa. Entre as principais recomendações estão:
- Supervisão: Pais devem monitorar mochilas e celulares; a polícia esclarece que a prática é um ato de cuidado, não invasão de privacidade.
- Trajeto: É indicado fazer o percurso casa-escola com o filho antes das aulas começarem, apontando locais iluminados e seguros.
- Dispositivos: Evitar o uso de celulares à mostra no trajeto para não atrair criminosos. Em caso de roubo, a orientação é não reagir.
- Controle Parental: O uso de redes sociais deve ser acompanhado de perto para evitar exposição a riscos digitais.
Operação e Patrulhamento Militar
Entre 26 de janeiro e 13 de fevereiro, a Polícia Militar executa a "Operação Volta às Aulas 2026" em Campo Grande, capital do Estado. A tendência é que o mesmo modelo de patrulhamento seja adaptado para as demais cidades de MS.
Durante o período os agentes irão realizar rondas preventivas no entorno das unidades escolares, blitz educativas e fiscalização. A PM alerta para que os condutores evitem formar filas duplas, que prejudicam a fluidez e causam acidentes.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.