Política

Legislativo pede rigor contra descarte irregular de lixo em Corumbá

29 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h53
Não é difícil encontrar acúmulo de lixo por diversos pontos da cidade. - Foto: Divulgação

Presidente da Câmara, Bira sugere aplicação da Lei de Crimes Ambientais para conter alagamentos causados pelo entupimento de bueiros.

Após as fortes chuvas desta semana provocarem grandes inundações em Corumbá, a Câmara Municipal subiu o tom contra o descarte irregular de resíduos sólidos na cidade. O presidente da Casa, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), defendeu nesta quarta-feira (28) que a Prefeitura adote medidas mais rigorosas e punitivas para coibir a prática, que classificou como um "problema de saúde pública".

A carcaça de um "tanquinho" foi retirada de uma galerias pluvial na noite do temporal. Foto: Divulgação 

Embora reconheça o esforço contínuo das equipes de limpeza e as campanhas educativas do município, Bira enfatizou que a conscientização isolada não tem sido suficiente. "É preciso maior rigor. O descarte irregular causa prejuízos enormes às famílias afetadas pelos alagamentos", afirmou o parlamentar.

Rigor na Lei e Multas Pesadas

A sugestão do Legislativo é que o executivo faça valer a Lei Complementar Municipal nº 166/13, que prevê multas para quem é flagrado jogando lixo em logradouros públicos.  Em casos mais graves, o vereador defende a aplicação da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), cujas sanções são ainda mais severas:

Canal de Denúncias

A população pode colaborar denunciando o descarte irregular em terrenos baldios, canteiros ou rios. A Prefeitura disponibiliza um canal direto de atendimento via WhatsApp pelo número (67) 99819-0215.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.