PF apreende carros de luxo de quadrilha que usava MS como rota do tráfico
28 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h52A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (28), a Operação Tunna, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que utilizava Mato Grosso do Sul como eixo estratégico para o narcotráfico transnacional. A ofensiva cumpre mandados de busca, apreensão e cinco prisões preventivas nas cidades de Campo Grande (MS), Piracicaba (SP), Arapongas (PR) e Londrina (PR), resultando até o momento no sequestro de bens e na apreensão de veículos de luxo, como modelos das marcas Audi e BMW.
Histórico e Modus Operandi
As investigações retroagem a 2025, após a Polícia Federal interceptar um comboio em Terenos (MS) transportando 1.165 kg de cocaína em dois caminhões. O aprofundamento do inquérito revelou a conexão do grupo com outras remessas, incluindo 230 kg do entorpecente apreendidos em São Paulo no mesmo ano. A logística consistia na importação da droga da Bolívia, escoando a carga por rotas que cruzavam Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com destino final aos mercados de São Paulo e Paraná.
Estrutura Criminosa
Além do tráfico, a operação expôs uma complexa engenharia de lavagem de capitais. Foram identificados os líderes da logística, os responsáveis pelos pagamentos de transportadores e o braço operacional da quadrilha. As medidas judiciais buscam agora asfixiar financeiramente o grupo, imobilizando o patrimônio acumulado com o comércio ilícito de substâncias.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.