Corumbá mobiliza força-tarefa após maior temporal em 14 anos
28 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h11Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (28), o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira coordenou vistorias técnicas nas zonas mais críticas de Corumbá após as chuvas que superaram os 130 milímetros. O volume, recorde desde 2012, mobilizou equipes municipais na rodovia Ramon Gomes e em bairros da parte alta, como o Cravo 1 e 3, onde residências foram severamente atingidas.
Ações Imediatas e Gestão de Crise
Com foco no atendimento humanitário, o Executivo instituiu uma comissão de crise e formalizará, ainda hoje, o Decreto de Situação de Emergência. Este instrumento jurídico viabilizará a ampliação da assistência direta às famílias desalojadas ou que sofreram perdas materiais. A Secretaria de Assistência Social já atua em campo, utilizando os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) como bases de apoio para a distribuição de alimentos e itens de dormitório.
Infraestrutura e Cooperação
Dr. Gabriel destacou que, embora projetos estruturantes de drenagem estejam em fase de licitação junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a prioridade imediata é a integridade dos cidadãos. O prefeito apelou à solidariedade da iniciativa privada e da sociedade civil, reforçando também a importância da conscientização ambiental — especialmente no descarte de resíduos — para mitigar o entupimento de galerias pluviais.
"Estamos concentrando todos os esforços no cuidado com as pessoas e na recuperação célere da rotina urbana", concluiu o gestor.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.