Natureza

Nova medição mantém rio Paraguai em estiagem e alerta para cheia no Taquari

O comportamento distinto dos rios está relacionado as chuvas mais concentradas em determinadas regiões do Estado

19 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 14h55
Métricas foram divulgadas no Boletim da Sala de Situação do Imasul divulgado nesta segunda (19). - Foto: Arquivo

De acordo com o Boletim nº 2848 da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), divulgado nesta segunda-feira (19), o rio Paraguai continua com níveis abaixo da faixa de normalidade.

No Porto Esperança, a régua mediu 12 cm, marcando 23 cm abaixo do no nível de estiagem, que se dá a partir dos 35 cm. Nas demais medições como Ladário, Porto Murtinho e São Francisco o nível é considerado normal, porém, no limite da entrada para o nível de estiagem.

A situação é diferente no rio Taquari, que atingiu 407 centímetros na última medição, ultrapassando a cota de alerta, fixada em 400 centímetros. O nível máximo nas últimas 24 horas chegou a 418 centímetros, indicando tendência de elevação. A cota de emergência no Taquari é de 500 centímetros, o que mantém estado de atenção.

De acordo com a Sala de Situação, o comportamento distinto dos rios está relacionado à atuação de sistemas meteorológicos que provocaram chuvas mais concentradas em determinadas regiões do Estado.

Nos últimos sete dias, choveu 97 mm na medição realizada na região do Taquari. Já em Ladário, choveu 22,8 mm e em Porto Murtinho, a chuva foi registrada em 2 mm. *Com informações do Mídiamax

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.