Reunião busca reduzir impactos da montagem do carnaval aos lojistas do centro
16 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h21Reunião realizada nesta quinta-feira (16), entre a Prefeitura de Corumbá e a Associação Comercial (ACIC), discutiu maneiras para minimizar os transtornos causados aos lojistas do circuito dos desfiles de Carnaval, principalmente quanto às interdições de trânsito e à montagem das arquibancadas. O objetivo é reduzir os impactos aos empresários, sem comprometer a festa.
O encontro foi coordenado pela diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues, com a participação do presidente da ACIC, André Campos. Também participaram a secretária de Governo e Gestão Estratégica, Josileia Rigo Marques; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luiz Henrique da Silva; e a diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), Mariana Ricco.
Wanessa destacou que o Carnaval de Corumbá ocorre há mais de um século e tem como diferencial a realização em área tombada. “É um museu a céu aberto, o que impõe limitações técnicas para grandes estruturas, mas amplia a relevância cultural do evento em nível nacional”, afirmou. Ela disse ainda que a festa deve ser vista como investimento, por movimentar a cadeia produtiva e gerar impacto direto na economia local.
A ACIC manifestou preocupação com o tempo prolongado de interdições e com a instalação antecipada das arquibancadas, que afetam o acesso aos comércios, a visibilidade das fachadas e as vagas de estacionamento, além de riscos à segurança e redução do fluxo de clientes.
Como medidas de mitigação, a Prefeitura definiu que parte das arquibancadas na rua Frei Mariano será montada apenas na semana anterior ao evento, com liberação da frente de alguns estabelecimentos, e desmontada imediatamente após o Carnaval, a partir da Quarta-feira de Cinzas. Os horários para coleta de lixo e início das interdições das ruas também foram debatidos, assim como a flexibilização do período para carga e descarga.
Também participaram do encontro o superintendente de Indústria e Comércio, Helder Assad; os fiscais de trânsito Adriano de Oliveira e Johny Canavarros; o gerente de eventos, Thiago Ramos, e as assessoras de Gabinete do prefeito, Vanessa Gomes e Silvana Ricco. *Com informações da Assessoria PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.