EJA é oportunidade para jovens e adultos de Ladário concluírem o Ensino Fundamental
16 JAN 2026 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h23As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas na Escola Municipal Professor joão Baptista, em Ladário. A iniciativa tem por objetivo ampliar o acesso e oferecer uma nova oportunidade para jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Fundamental no município.
A EJA é destinada a moradores de Ladário com idade mínima de 15 anos que, por diferentes motivos, não puderam concluir os estudos na idade regular. O programa busca garantir o direito à educação por meio de um ambiente escolar acolhedor, com profissionais qualificados e metodologias adequadas à realidade dos estudantes.
De acordo com a SMEL (Secretaria Municipal de Educação de Ladário), a proposta pedagógica da EJA prioriza o respeito à trajetória de vida dos alunos, a valorização dos saberes adquiridos ao longo do tempo e o fortalecimento da autonomia, contribuindo para a inclusão social e a ampliação das oportunidades no mercado de trabalho.
Além da formação escolar, a iniciativa reforça o compromisso do município com a promoção da cidadania e o desenvolvimento humano, alinhando-se às políticas públicas de educação voltadas à equidade e ao acesso universal ao ensino.
Os interessados devem procurar a Escola Municipal Prof. João Baptista, com os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento/Casamento;
- CPF e RG dos pais ou responsáveis para menores de idade;
- Comprovante de Residência atualizado;
- Transferência Escolar e histórico, ou Declaração Escolar;
- Laudo Médico ou Avaliação Psicopedagógica (para estudantes com deficiência, caso já possua);
- Cartão do SUS e número do NIS;
- CPF do Aluno;
- RG do Aluno; e
- Documento de Permissão emitido pela Polícia Federal, quando estrangeiro.
Fernanda Borges, Secretária de Educação em Ladário, destaca que “a educação não tem idade e o conhecimento abre portas”, diz a gestora convidando a população para participar da EJA 2026 e a escrever um novo capítulo em sua história por meio da educação. *Com informações da Semel
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.