Educação

Pré-matrícula digital para novos alunos da Reme de Corumbá começa sábado, dia 17

16 JAN 2026 • POR Redação do Capital do Pantanal com Assessoria PMC • 10h30
O procedimento será realizado exclusivamente pela internet, no site oficial do município, até 31 de janeiro. - Foto: Renê Marcio Carneiro/Arquivo PMC

Tem inicio no sábado (17), o período de pré-matrícula para novos alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá. O procedimento será realizado exclusivamente pela internet, no site oficial do município. Conforme cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, o prazo segue até 31 de janeiro.

O período de pré-matrícula destinado a estudantes com deficiência foi encerrado no dia 13. Já os alunos que estavam matriculados na Rede Municipal em 2025 e não realizaram a rematrícula deverão participar do processo de pré-matrícula digital destinado a estudantes novos.

A partir de segunda-feira, 19 de janeiro, as unidades escolares da rede municipal e a Secretaria Municipal de Educação passarão a funcionar como pontos de apoio para orientar famílias e responsáveis durante o processo de inscrição.

Após a realização da pré-matrícula digital, os responsáveis legais deverão comparecer presencialmente à unidade escolar indicada, no prazo de até três dias úteis após a emissão do protocolo eletrônico, para a confirmação da matrícula.

Onde confirmar

Todas as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino.

Documentação necessária

Para a efetivação da matrícula, será exigida a apresentação de documentos como certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, entre outros previstos na normativa vigente.

Prioridades garantidas em lei

A resolução assegura prioridade de matrícula para crianças em acolhimento institucional, filhos e filhas de mulheres em situação de violência doméstica e matrícula imediata para migrantes, refugiados e apátridas.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que é responsabilidade dos pais ou responsáveis legais acompanhar a frequência escolar dos estudantes, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais legislações aplicáveis. A infrequência injustificada pode gerar encaminhamentos aos órgãos competentes.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.