Inscrições para oficiais temporários da Marinha terminam quinta
7 JAN 2026 • POR Danielly Carvalho • 14h37O relógio está correndo para quem sonha em vestir a farda da Marinha do Brasil. Termina nesta quinta-feira, 8 de janeiro, o prazo de inscrição para o processo seletivo de Oficiais Temporários (RM2), que oferece mais de 500 vagas em diferentes regiões do país para profissionais com formação superior.
Os aprovados podem atuar por até oito anos na Força e começam a carreira com remuneração bruta acima de R$ 9 mil. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Distrito Naval escolhido, com taxa de R$ 140, cujo pagamento pode ser realizado até o dia 9 de janeiro.
Podem participar homens e mulheres brasileiros natos, com idade entre 18 e 40 anos até a data da incorporação, desde que possuam graduação na área pretendida e registro profissional, quando exigido.
As oportunidades abrangem áreas como administração, direito, comunicação social, psicologia, contabilidade, informática, pedagogia, letras, história, matemática, educação física, química, sociologia, oceanografia, meteorologia, entre outras. Também há vagas para engenharias, arquitetura e urbanismo, além de diversas especialidades da área da saúde, como medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição e veterinária.
A maior parte das vagas está concentrada no 1º Distrito Naval, que atende Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com mais de 300 oportunidades. Há ainda postos distribuídos em todos os demais Distritos Navais do país, incluindo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, atendidos pelo 6º Distrito Naval.
Com o fim das inscrições, os candidatos seguem para uma maratona de etapas eliminatórias e classificatórias, que incluem prova objetiva, análise de títulos, inspeção de saúde, teste físico e verificação documental. A prova escrita está marcada para 22 de fevereiro de 2026 e terá duração de três horas.
Quem for aprovado ingressa como Guarda-Marinha e pode alcançar o posto de Segundo-Tenente após seis meses, desde que cumpra os requisitos. Ao longo do período de serviço temporário, que não gera vínculo permanente, o militar tem acesso a assistência médica, odontológica, psicológica e social, podendo chegar ao posto de Capitão-Tenente ao final da carreira.
As informações completas, cronograma e detalhes por Distrito Naval estão disponíveis nos canais oficiais da Marinha do Brasil.*Com informações da Agência Marinha de Notícias.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.