Geral

Exército reúne imprensa local e faz balanço das ações de 2025

19 DEZ 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h46
Representantes do diferentes meios de comunicação local foram recebidos na Brigada. - Foto: Capital do Pantanal

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), na 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, localizada na Avenida General Rondon, no centro de Corumbá. Com o objetivo de fortalecer laços com a imprensa local para divulgação das ações operações e institucionais do Exército na região pantaneira, representantes do mais variados veículos de comunicação da cidade foram recebidos pelo general de brigada José Fernandes Carneiro dos Santos Filho.

Ao Capital do Pantanal o general José Fernandes Carneiro dos Santos Filho destacou a importância do evento, realizado anualmente na brigada. "A imprensa local tem um papel considerado fundamental para a Brigada de Infantaria do Pantanal, que é sediada em Corumbá, mas também possui organizações militares em Coxim, Porto Murtinho e Aquidauana. As operações realizadas continuamente ao longo do ano tem por objetivo não somente defender nossa fronteira, mas também realizar ações cívico sociais, e o apoio da imprensa é de grande importância para que essas informações cheguem a sociedade".

O general de brigada Carneiro recebeu e valorizou a atuação da imprensa na região. Foto: Capital do Pantanal

Num balanço das ações e operações realizadas em 2025, o general inicia apontando a vertente "Braço Forte", com destaque na atuação das tropas, que por meio da estratégia da presença, defendeu a soberania do país, confirmando sua integridade territorial na faixa oeste com patrulhamentos e reconhecimentos de fronteira. 

Entre as operações de maior destaque, está a Ágata, que atua de maneira permanente e em diferentes níveis, no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, sempre com a participação de outras agências e órgãos de segurança. "Os crimes com maior evidência continuam sendo os de tráfico de drogas, contrabando e descaminho", diz o general. 

Combinadas as operações repressivas, a 18ª Brigada também atuou com ações cívico sociais em apoio à população pantaneira. Além da já conhecida "Mão Amiga", em 2025 foram lançados os projetos "Momento Cívico", levando cidadania às escolas de Corumbá, e o "Sons Verde Oliva", que leva música às entidades assistenciais da região. 

Instrução e formação de tropas

Neste ano de 2025, o Exército formou, nos municípios de Corumbá, Coxim e Porto Murtinho, um contingente de 445 soldados, 120 cabos, 31 sargentos e 21 oficiais. Ao longo do processo formativo os militares passaram por instrução individual básica e adestramento avançado, com destaque à Operação Pantanal da Nhecolândia, com emprego da tropa em diferentes cidades do norte e oeste de Mato Grosso do Sul, envolvendo ações fluviais, aeromóveis e terrestres. 

Com a oferta de um café da manhã, a imprensa recebeu informações sobre as ações e operações do Exército em 2025 na região. Foto: Capital do Pantanal 

Na área logística, o recebimento de materiais do Projeto SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) é destaque com: nove viaturas Posto Rádio de Comandante, 22 viaturas Posto Rádio, uma viatura Site Tático, duas embarcações Pax 20, quatro Pax 10, dois Ferry Boats e uma embarcação blindada. Os materiais recebidos são empenhados no aprimoramento e emprego da tropa nos 822 km de fronteira sob a responsabilidade da Brigada. 

Memórias de Forte Coimbra

A comemoração pelos 250 anos do Forte de Coimbra foi um dos pontos altos do ano. Com uma ampla programação no mês de setembro, o Exército celebrou os feitos do passado, que consolidaram o território brasileiro a defesa da fronteira oeste. As atividades no Forte contaram com a participação de autoridades federais, incluindo o Ministro da Defesa e o Alto Comando do Exército, além dos chefes de poderes estaduais e municipais, amigos da Brigada, escolas e a população de Corumbá e Ladário.

Sobre a construção da nova sede da Brigada, com inauguração prevista em 2029, o general destaca que o projeto será entregue em módulos, sendo o Centro de Operações previsto para entrar em funcionamento já em 2026.

"A nova sede da Brigada, em construção no perímetro externo de Corumbá, vai revitalizar aquela região e elevar o nível de adestramento das tropas, que poderão ser prepararas de maneira conjugada", finaliza o general.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.