MS lidera ranking nacional com comissões de prevenção em todas as escolas
18 DEZ 2025 • POR Danielly Carvalho • 15h46Mato Grosso do Sul chegou ao topo do ranking nacional da CIPA Escolar e virou referência no país ao implantar a iniciativa em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino (REE). O Estado foi o único da federação a alcançar 100% de cobertura da campanha, garantindo que as 345 unidades da rede tenham comissões ativas voltadas à prevenção de acidentes, doenças e situações de violência no ambiente escolar.
A liderança foi registrada na terceira edição da Campanha Nacional de Incentivo à Implementação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas. A CIPA Escolar é formada principalmente por estudantes, com apoio de servidores, e atua na conscientização sobre saúde, segurança e convivência dentro das escolas.
Em todo o Brasil, a campanha contabilizou 1.223 escolas com atividades iniciadas, 537 com CIPA efetivamente implantada e 4.804 participantes, entre estudantes e servidores. Atualmente, mais de 271 mil estudantes e cerca de 42 mil profissionais da educação estão ligados a escolas com a comissão em funcionamento no país.
No recorte que considera estados, municípios ou o Distrito Federal com mais de 300 escolas sob gestão, Mato Grosso do Sul ficou na primeira colocação, com todas as unidades da rede estadual atendidas pela iniciativa.
Reconhecimento nacional
O resultado coloca o Estado como destaque na promoção de uma cultura de prevenção, saúde e segurança no espaço escolar. A ação está alinhada ao Projeto Segurança e Saúde nas Escolas, coordenado em nível nacional pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Organização Internacional do Trabalho.
A avaliação positiva também reforça políticas públicas voltadas à proteção da vida e à qualidade da educação, em sintonia com metas globais como saúde, educação e desenvolvimento sustentável.
Para o secretário de Educação, Hélio Daher, o desempenho das escolas mostra que a proposta foi incorporada pela rotina escolar e gerou impactos que vão além da prevenção, alcançando aspectos pedagógicos e sociais.
Destaque em concurso cultural
Além da liderança na implantação da CIPA Escolar, escolas da rede estadual também ganharam projeção no Concurso Cultural de Redação e Vídeo sobre Saúde e Segurança nas Escolas. Os trabalhos abordaram temas como mudanças climáticas e resíduos sólidos.
Concurso de Redação
• 2º lugar – Dyeniffer Vitória Dias de Jesus, EE Fernando Corrêa da Costa (Rio Brilhante), professora Lucimara da Silva Martins de Souza
• 3º lugar – Giovana Xavier da Silva, EE Professora Vânia de Medeiros Lopes (Glória de Dourados), professora Maria Eliete
Produção de Vídeo
• 2º lugar – EE Maestro Frederico Liebermann (Campo Grande)
• 3º lugar – EE Maria Helena Albaneze (Corumbá)
Segundo o coordenador-geral de Gerenciamento de Crises, Riscos e Acidentes da SED/MS, coronel Marcello Fraiha, os resultados refletem o esforço contínuo para fortalecer a prevenção e tornar as escolas ambientes mais seguros e saudáveis.
Avanço estruturante
A presença da CIPA Escolar em toda a rede estadual é vista como um avanço na educação, ao incentivar o protagonismo estudantil, ampliar o debate sobre saúde e segurança e integrar temas como meio ambiente, saúde mental, mudanças climáticas e cultura de paz. A proposta reforça o papel da escola como espaço de formação cidadã e participação coletiva.*Com informações da Agência de Notícias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.