Educação

Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026

9 DEZ 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h40
A expectativa da secretaria municipal de educação de Ladário é entregar os kits escolares nas primeiras semanas de aula de 2026. - Foto: Divulgação/PML

Para mudar o recorrente atraso na entrega do kit escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Ladário, a atual gestão afirma já estar empenhada no planejamento da aquisição dos materiais para o ano letivo de 2026. A meta é que todos os alunos matriculados na rede recebam seus materiais escolares dentro das primeiras semanas de aula.   

Essa foi inclusive uma promessa assumida pelo prefeito Munir Ramunhieh na sua primeira coletiva de imprensa, após assumir a gestão municipal, em janeiro deste ano. Na ocasião, o Capital do Pantanal perguntou sobre a entrega dos kits escolares do ano letivo de 2025. Recém chegado ao cargo e com a enorme missão de organizar a contabilidade municipal, Munir afirmou que neste ano, os materiais ainda seriam entregues com atraso porque a gestão anterior não teria deixado a casa arrumada, nem mesmo planejamentos prontos, porém, ali diante da imprensa, ele garantiu que no ano letivo de 2026 a situação seria diferente. 

"Eu assumo este compromisso com o Capital do Pantanal de que neste ano vamos atrasar a entrega, porém no próximo, nós com certeza vamos entregar na data ideal. No final deste ano nós vamos dar inicio a demanda para que no inicio de 2026 os kits escolares sejam entregues no inicio das aulas, sem atraso", disse o prefeito em janeiro deste ano.

Vale destacar que no ano letivo de 2024, último ano da gestão de Iranil Soares, os alunos da Reme de Ladário receberam o kit escolar já no meio do ano, no mês de junho. Em 2025, primeiro ano da gestão Munir, os kits foram entregues no mês de maio.  

A secretária municipal de educação, Fernanda Borges, afirma que o planejamento para aquisição de material escolar já está em andamento. "A perspectiva é realizar a entrega nas primeiras semanas de aula", diz a secretária. Neste ano, além de antecipar a aquisição dos materiais, Ladário incluiu a mochila no kit escolar, que agora será composto por: cadernos, lápis, borracha, apontador, hidrocor, lápis de cor, régua, canetas, giz de cera, tintas guache, cola, uniformes e mochila. 

"Com esses materiais, cada criança e adolescente inicia o ano preparado e acolhido, reforçando nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e humana", diz a secretária. 

Calendário letivo 2026

Rematrícula: até o dia 19 de dezembro de 2025, os pais e responsáveis devem comparecer à unidade escolar para garantir a permanência dos estudantes no próximo ano letivo. É um procedimento rápido e essencial para que as escolas possam se planejar com qualidade.

Matrículas novas: A partir do dia 06 de janeiro de 2026, estarão abertas as novas matrículas para alunos que ingressarão na rede ou que desejam transferência para nossas escolas.

Para realizar a rematrícula ou matrícula, basta procurar a secretaria da escola portando os documentos pessoais da criança e do responsável.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.