Saúde

Projeto Casa Rosa deve realizar 400 consultas até sexta-feira em Corumbá

8 DEZ 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h26
Projeto atende na Apae de Corumbá até sexta-feira (12). - Foto: Capital do Pantanal

Pela primeira vez no município de Corumbá, o Projeto Casa Rosa, referência nacional no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, iniciou os atendimentos na manhã desta segunda-feira (8), na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), localizada no bairro Maria Leite. A ação oferece consultas e exames gratuitos para homens e mulheres.

A equipe multiprofissional liderada pelo médico mastologista Dr. Victor Roca, permanece no município até sexta-feira (12), das 07h às 17h, com 80 consultas diárias, totalizando 400 atendimentos em uma semana. De hoje (08) até quinta (11), as consultas são direcionadas para as mulheres, já na sexta (12), último dia da ação, os homens serão os atendidos. 

De acordo com a organização, a procura tem sido alta, mas ainda há vagas disponíveis para quinta e sexta-feira. O pré-agendamento deve ser realizado pelo WhatsApp (67) 99655-4616.

Ao Capital do Pantanal, o médico mastologista Dr. Victor Rocha destacou a importância da ação para a população. "Após o câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e com maior taxa de mortalidade. Hoje, aqui em Corumbá nós fazemos o atendimento não apenas dos pacientes encaminhados, mas de toda a população que deseja passar pela avaliação médica", detalha o médico.

Rocha pontua que enquanto sociedade médica, o maior desafio é divulgar ações de prevenção. Ele aponta que a mamografia, melhor exame para rastreamento do câncer de mama, é indicado para mulheres a partir dos 40 anos, anualmente, e faz parte dos exames realizados por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Expectativa é atender 400 pessoas ao longo da semana. Foto: Capital do Pantanal

O médico orienta que todas mulheres devem permanecer atentas aos sinais e realizarem o autoexame das mamas. "O autoexame das mamas deve ser realizado pelo menos uma vez ao mês, através dele é possível identificar módulos a partir de 2 centímetros. Além disso, as consultas regulares devem ser respeitadas para diagnósticos precoces. Assim, é possível iniciar o tratamento com mais rapidez e diminuir as chances de mortalidade, explica.

Na sexta-feira (12), o apelo do médico é para os homens. Além das consultas, o projeto irá oferecer exame de sangue para diagnóstico do câncer de próstata, tudo de maneira descomplicada e gratuita. "Tenho percebido uma mudança de comportamento nos homens, toda vez que realizamos ações com os dois públicos, o número de homens participantes aumenta", aponta o Dr. Victor Rocha, acreditando que as esposas têm papel fundamental para incentivar a adesão masculina às consultas preventivas.  

Segunda visita

Uma segunda visita do projeto em Corumbá está programada para janeiro de 2026, entre os dias 26 e 30. No período, profissionais de ultrassom irão consultar as pacientes que receberam encaminhamento para ultrassonografia. "Aquelas que não conseguirem realizar o exame solicitado na ação de hoje pela rede de saúde municipal, serão atendidas por nossa equipe nessa segunda visita em janeiro". 

Sobre o projeto

O Projeto Casa Rosa é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, criada em novembro de 2021. Em quatro anos de atuação já somou  mais 12 mil atendimentos na saúde da mulher, quase 2 mil na saúde do homem, mais de 1.400 biópsias de mamas e diagnosticou 242 casos de câncer de mama.  Os atendimentos tiveram inicio na Maternidade Cândido Mariano, depois na Santa Casa, onde permanece até hoje, além da sede própria  no bairro Tijuca, na Capital. No começo, os atendimentos eram exclusivos às mulheres, tempos depois, os homens também foram incluídos para receber atenção médica, e a próxima projeção é de em breve ampliar com a oferta de oftalmologia.  

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.