Operação Boas Festas 2025 inicia com reforço de 40% no policiamento em todo o Estado
4 DEZ 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h13A Operação Boas Festas 2025 da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi lançada nesta quarta-feira (3), durante cerimônia no Comando-Geral da corporação, em Campo Grande. A ação segue até 4 de janeiro com reforço no policiamento para garantir mais segurança à população dos 79 municípios do Estado durante o período de compras, eventos e circulação intensa típica do final de ano.
Representando o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, o chefe do Estado-Maior, coronel Nivaldo de Pádua Mello, reforçou que a operação amplia o policiamento em todo o Estado, com atenção especial às regiões turísticas, cidades da fronteira e áreas rurais.
“Estamos reforçando o policiamento em todo o Estado, inclusive nos ranchos e propriedades rurais, muito procurados neste período de festas. O Batalhão Rural e a Polícia Militar Ambiental estão atuando em uma operação especial”, explicou.
O coronel destacou ainda o aumento de 30% a 40% no efetivo em cidades estratégicas, priorizando o policiamento ostensivo e preventivo para reduzir riscos relacionados ao abandono temporário de residências, deslocamento de famílias e maior circulação de turistas.
Em Campo Grande, áreas como o quadrilátero entre as avenidas Mato Grosso, Fernando Corrêa da Costa e Rui Barbosa, além da região da 14 de Julho, onde ocorre a parada natalina, receberão maior presença policial. Em Corumbá, o Tenente-Coronel PM Samuel Castilho, comandante do 6º Batalhão, já divulgou que as ruas do centro comercial, que possuem maior concentração de lojas, recebem atenção redobrada na operação. As ruas Delamare, Frei Mariano, 13 de Junho e 15 de Novembro formam o quadrilátero mais movimentado.
Entre os crimes mais sensíveis deste período, a PMMS destaca o combate ao roubo e furto, que tendem a aumentar em razão do fluxo comercial. O coronel Emerson lembrou que houve uma redução de 22% nos crimes de roubo este ano e que o objetivo é manter a queda com ações intensificadas.
O trânsito também será alvo de fiscalização reforçada. O uso de bebida alcoólica associado à direção é um dos principais pontos de atenção. “Estamos reforçando o policiamento de trânsito para alertar os motoristas e evitar acidentes, especialmente envolvendo motociclistas, que infelizmente têm sido as principais vítimas”, afirmou. *Com informações da Sejusp.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.