Política

Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues

4 DEZ 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h40
A proposta de homenagear o ex-prefeito foi do vereador Alexandre Vasconcellos. - Foto: Arquivo

 

A restauração pretende recuperar a estrutura arquitetônica do pavilhão, que possui características modernistas, e revitalizar a praça que lhe dá acesso. (Com informações da Prefeitura de Corumbá).

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação

A lei que dá o nome do ex-prefeito de Corumbá, “Dr. Edimir Moreira Rodrigues”, ao antigo Mercado Municipal foi publicada na edição nº 3.268 do Diário Oficial do município, após a sanção do prefeito Gabriel Alves de Oliveira.

Edimir Moreira foi chefe do executivo corumbaense de 1961 ao inicio de 1964, e ocupou outros cargos de destaque como deputado estadual e secretário de Educação e Cultura. Edimir também prestou grandes serviços à advocacia corumbaense, tendo sido, inclusive, presidente  da Subseção de Corumbá. Edimir Moreira faleceu em 21 de maio de 2010, com 78 anos. 

A proposta de homenagear Dr. Edimir foi do vereador e vice-presidente da Câmara, Alexandre Vasconcellos, após a Prefeitura anunciar que o prédio do antigo Mercadão Municipal passará por obras de restauração com financiamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Ministério da Cultura. Na justificativa de reconhecimento, Alexandre destaca que Dr. Edimir cocupou cargos de grande importância Para eles, 

O projeto de recuperação do prédio do mercadão foi aprovado pelo Iphan e prevê a requalificação completa do prédio e da Praça Uruguai, em seu entorno. O investimento total é de R$ 6,1 milhões. A proposta busca devolver ao edifício modernista a função original de espaço de convivência e comercialização entre comerciantes, consumidores e turistas.

Construído em 1962, o Mercado Municipal foi projetado pelo arquiteto José Sebastião Candia, e inaugurado em 1963. Durante décadas, funcionou como ponto de encontro para o comércio de produtos hortifrutigranjeiros. Encerradas as atividades na década de 1990, o prédio foi adaptado para abrigar unidades de saúde, perdendo parte de sua configuração original.

A restauração pretende recuperar a estrutura arquitetônica do pavilhão, que possui características modernistas, e revitalizar a praça que lhe dá acesso. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.