Bombeiros de MS recebem viaturas e reforço para combater incêndios no Estado
3 DEZ 2025 • POR Danielly Carvalho • 11h48Mato Grosso do Sul deu um passo importante no combate a incêndios urbanos e florestais nesta terça-feira (2). Com investimentos de R$ 5,2 milhões em equipamentos, o Estado entregou novas viaturas ao Corpo de Bombeiros, durante cerimônia no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, que também marcou a formatura de novos oficiais e soldados temporários.
Além das viaturas destinadas ao combate a incêndios florestais, o governo mantém atuação permanente para garantir a segurança ambiental, especialmente no Pantanal, com Bases Avançadas dos Bombeiros posicionadas em pontos estratégicos do bioma.
Em 2025, Mato Grosso do Sul registrou mais de 1,6 mil focos de calor. A redução de incêndios é atribuída à conscientização da população, à integração de instituições estaduais, ao aumento das chuvas e à resposta rápida das equipes, que em 2025 formaram quase 1 mil brigadistas.
"Ressalto a importância dos investimentos que o Estado faz no Corpo de Bombeiro Militar, com as 10 unidades de resgate, uma para cada 100 mil habitantes, e as viaturas que vão fazer combate aos incêndios nas mais distantes regiões e localidades do Pantanal e do Cerrado, se juntando a outras tantas que já foram entregues", disse o governador Eduardo Riedel durante a cerimônia.
Na ocasião, foram entregues 10 unidades de resgate, 6 caminhonetes e oficializada a formatura de 10 novos oficiais da turma Caiman, além de 250 soldados temporários. O evento também homenageou o Dia do Patrono do Corpo de Bombeiros Militar, 'Imperador Dom Pedro II'.
Formação
Os dez oficiais concluíram a formação iniciada em janeiro de 2024, com foco em atividades operacionais, combate a incêndios, salvamentos e segurança contra incêndio e pânico, assumindo agora funções nas unidades do Corpo de Bombeiros.
“A primeira turma de bombeiros temporários é uma inovação que vai marcar a trajetória da instituição. Vocês podem ter certeza de que um Estado que cresce, se desenvolve, oferece uma condição de segurança pública, ordem, que garante um ambiente de negócio para o investimento aqui presente, ele precisa dessa referência de que vocês, quando chamados, estejam preparados com meios para poder atender a sociedade”, afirmou Riedel.
O curso básico de capacitação de praças e oficiais temporários treinou 250 militares em serviços auxiliares e de apoio, incluindo dez especialistas em tecnologia da informação para atuação no setor de Diretoria Telemática e Estatística. O treinamento começou em novembro e abordou atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e salvamentos.
“A entrega das viaturas, a formatura dos oficiais e dos temporários, juntamente com a entrega da medalha é uma conquista. Trabalhamos pelo bem-estar da população sul-mato-grossense”, declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Frederico Reis Pouso Salas.
Homenagem
A medalha 'Imperador Dom Pedro II', maior honraria do Corpo de Bombeiros, foi entregue a 30 pessoas, civis e militares, em reconhecimento pelos serviços prestados. Entre os homenageados estiveram a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, o secretário Rodrigo Perez (Segov), o secretário-adjunto Artur Falcette (Semadesc) e o superintendente de Jornalismo da Secom, Ludyney Moura.*Com informações da Agência de Notícias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.