Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento
3 DEZ 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 10h51Na noite desta terça-feira (02), o auditório da Unicesumar em Corumbá recebeu a cerimônia de premiação dos projetos de educação infantil da rede municipal, desenvolvidos por professores e técnicas ao longo de 2025. A iniciativa reuniu trabalhos de linguagem, artes e musicalização.
Entre os destaques estavam os projetos “Linguagens da Infância entre Sons, Versos e Cores” e “Eu Canto e Encanto”, exemplos de práticas que valorizam a experiência cotidiana das crianças e reforçam a importância de um trabalho pedagógico intencional e centrado no desenvolvimento infantil.
A supervisora de educação infantil, Alessandra Correia, ressaltou o acompanhamento contínuo das equipes e a dedicação das técnicas. “Nós acompanhamos e compartilhamos cada momento desses projetos desenvolvidos pelos nossos professores. Foram vinte e quatro projetos, cada um mais belo que o outro. A banca sofreu, não podemos premiar todos, são todos maravilhosos”, destacou.
O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira comentou sobre o impacto das ações na aprendizagem. “A gente está aqui muito feliz, orgulhoso do trabalho de vocês. É um trabalho inovador, que busca a valorização. Os resultados nos orgulham e mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
Para a secretária de Educação, Mabel Sahib, a educação infantil é decisiva para a trajetória escolar. “Educação infantil não vê só o brincar pelo brincar, mas o aprender e vai nos entregar estudantes preparados quando chegarem no ensino fundamental”, disse. Ela também anunciou novos programas para a etapa em 2026 e destacou conquistas recentes. “Temos conquistado resultados maravilhosos. Tivemos muitos projetos que foram vencedores em nível nacional.”
A cerimônia encerrou as atividades anuais da educação infantil com reconhecimento a professores, técnicas, coordenadores e gestores envolvidos nos projetos.
A banca de avaliação dos projetos das professoras contou com a participação da professora Dra. Rosália Duarte (UFMS), Aricelle Alvarenga (Coordenadoria Regional de MS) e Anna Dichoff (professora e escritora de Literatura Infantil). Já os projetos das técnicas foram avaliados pelas professoras Dra. Márcia Sabugari e Dra. Milene Dias Amorim (UFMS) e pelo professor Mestre Thiago Godoy (Assistência Social).
Premiação Educação Infantil
Professoras
-
2° lugar: Projeto “Semeando Saberes, colhendo histórias” – Ronaldo Heredia, Extensão da Escola José de Souza Damy. Prêmio: Alexa, kit Avatim e troféu.
-
1° lugar: Projeto “Eu quero saber: A curiosidade Infantil como caminho para a descoberta do mundo” – Lauriana Nascimento Alves Alencar, Escola Barão do Rio Branco. Prêmio: Passeio de barco com almoço no barco Pérola do Pantanal, celular Poco X6 Pró, R$ 1 mil e troféu.
Técnicas
-
2° lugar: Projeto “Pano Encantado” – Técnicas do Cemei Hélia da Costa Rei. Prêmio: Caixa de som, mimo para cada participante e troféu.
-
1° lugar: Projeto “Um, dois, três, cante outra vez” – Técnicas do Cemei Maria Candelária Pereira Leite. Prêmio: Passeio de barco com almoço no barco Pérola do Pantanal, celular Poco X5 Pró, R$ 1 mil e troféu.
Além dos vencedores, todos os participantes concorreram a lembranças sorteadas. A iniciativa contou com apoio de Brasil Cacau, Subway, Salão Marili, Tamanduá Bike, Natura, Fisiomax e Boticário.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.