Política

Samyr cobra providências para sanar problemas de perícias médicas no INSS

2 DEZ 2025 • POR Assessoria • 14h44
Samyr diz que é preciso garantir melhor atendimento aos segurados do INSS. - Foto: Ascom

As dificuldades em agendar perícias médicas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Corumbá, levou o vereador Samyr Sadeq Ramunieh a recorrer ao ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, visando restabelecimento da normalidade beneficiando grande número de pessoas na região pantaneira.

A solicitação foi feita por meio de um requerimento em regime de urgência especial apresentado na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 1º de dezembro. No documento, o vereador fez alguns questionamentos ao ministro no sentido de saber as causas das dificuldades que os segurados encontram com frequência para agendar perícias na unidade local.

Cobrou informações ainda para saber as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema e melhorar o acesso dos segurados aos serviços do INSS, e se o órgão tem ciência dos impactos financeiros causados aos segurados que precisam se deslocar para outras cidades para realizar as perícias.

Lembrou que é de conhecimento público que muitas pessoas que residem em Corumbá enfrentam dificuldades para conseguir agendar perícias médicas no INSS local, obrigando-os a longos deslocamentos para outras cidades, gerando transtornos logísticos e financeiros.

“É uma situação preocupante, pois impacta diretamente o acesso dos cidadãos aos benefícios previdenciários e à assistência médica necessária, cenário que se agrava ainda mais para aqueles que dependem exclusivamente dos benefícios do INSS para sua subsistência”, lembrou.

Argumentou que a situação enfrentada pelas pessoas que residem em Corumbá é extremamente preocupante, que demanda uma análise detalhada das causas e uma ação imediata para solucionar os problemas enfrentados pela população local.

“A cidade, embora seja um importante centro regional, enfrenta desafios significativos quando se trata de serviços essenciais como as perícias médicas previdenciárias, que são fundamentais para garantir o acesso a benefícios previdenciários cruciais para muitos cidadãos”, argumentou.

“A principal dificuldade reside no fato de que muitos moradores estão encontrando obstáculos significativos ao tentarem agendar perícias médicas no próprio município. A falta de disponibilidade de datas para agendamento e a necessidade constante de deslocamento para outras cidades próximas, geram custos adicionais com transporte, hospedagem, alimentação e outras despesas relacionadas ao deslocamento”, reforçou pedindo solução para esse problema antigo em Corumbá.

Serviços

À secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, o vereador pediu serviços de limpeza geral da praça ao lado do campo de futebol do Bairro Universitário, em atendimento a reivindicações de moradores, dando conta que o espaço se encontra sujo, com mato alto, prejudicando acesso por parte da comunidade, principalmente crianças e jovens que utilizam atividades esportivas e recreativas.

Ponto de ônibus

Samyr cobrou ainda a realização de serviços de limpeza do ponto de ônibus localizado na Rua Nossa de Fátima entre as ruas São Judas Tadeu e Eugênio Cunha, no Bairro Maria Leite. O pedido foi feito à secretária de Infraestrutura, com cópia à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Argello Ortiz. Informou que o mato está alto, e que a ausência de manutenção compromete não apenas a higiene, mas também o conforto e a segurança dos cidadãos que utilizam diariamente o espaço.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.