Corumbá regulariza situação de migrantes em mutirão com 23 processos
1 DEZ 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 17h51Entre os dias 24 e 28 de novembro, 23 migrantes e refugiados tiveram seus processos de regularização migratória iniciados em Corumbá. A ação foi realizada pela Prefeitura e pela Defensoria Pública da União (DPU) na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Além da formalização dos processos, a equipe da DPU prestou atendimentos no Centro Pop, oferecendo orientações gerais, mesmo sem novos registros. A maior parte das solicitações envolveu autorização de residência pelo Mercosul, especialmente de bolivianos que vivem de forma irregular na cidade e buscavam encaminhamento à Polícia Federal, incluindo isenção de taxas. Migrantes em trânsito também receberam informações para deixar Corumbá legalmente.
Marcelo Batista de Souza Rocha, servidor da DPU em Campo Grande, explicou que o objetivo do mutirão foi compreender a situação local e orientar o fluxo de entrada de migrantes.
A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Bia Cavassa, destacou que muitos utilizam a cidade apenas como rota temporária. “Recebemos muitos migrantes indocumentados. A ação ajuda que eles se regularizem e sigam viagem para seus destinos”, afirmou.
No início de outubro, o prefeito Gabriel Alves de Oliveira discutiu com o defensor público federal Vinícius Santana Rissato a expansão do posto da DPU em Corumbá, garantindo a continuidade dos atendimentos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.